13 maneiras para controlar melhor o seu dinheiro

Como poupar dinheiro
Foto: Pixabay

Ter um bom controle financeiro é imprescindível para quem deseja cuidar melhor do próprio dinheiro. Essa prática ajuda a manter as contas em dia, evitando contrair dívidas e favorece a construção de uma reserva financeira para o futuro.

Para o ajudar a entender importância desse hábito no dia-a-dia, reunimos algumas dicas que podem melhorar suas finanças pessoais.

1 – Acompanhe mensalmente suas despesas e rendas

Anote todas as movimentações financeiras que acontecem na sua conta e aproveite para registá-las por categorias. Você deve listar todos os gastos, sua renda principal, e até mesmo os valores recebidos através de trabalhos freelance ou pagamento de aluguel, por exemplo.

2 – Corte gastos desnecessários

Coloque tudo no papel e veja onde é possível economizar. Talvez trocar o plano do celular para um mais básico ou substituir as lâmpadas em casa já fará uma boa diferença no seu orçamento mensal.

3 – Compare o preço antes de comprar

Antes de realizar uma compra, faça uma pesquisa de preços. Dessa forma, você vai conseguir adquirir os produtos que deseja com preços mais baixos.

4 – Tenha metas claras

Estabeleça metas para conquistar, mas não se esqueça de fazer planos possíveis de serem alcançados. Com um objetivo em mente, fica mais fácil manter o foco. Quer fazer um curso de pós-graduação? Fazer uma bela viagem de lua-de-mel? Para isso, você pode definir uma quantia para guardar mensalmente, ou então, programar aplicações mensais em algum investimento, por exemplo o Tesouro Direto.

Poupar é controlar pequenas despesas a que nem sempre se dá valor
Foto: Pixabay

5 – Limite seus gastos

Defina um limite máximo por mês que pode ser utilizado para cada tipo de despesa. Por exemplo, 15% para economizar, 20% para lazer, 50% para os gastos fixos, como aluguel, telefone, internet e energia. Vale lembrar que você não precisa gastar todo o valor definido para o mês.

6 – Compre à vista

Se você tem um orçamento apertado, o melhor a fazer é comprar à vista. Com isso, você evita contrair dívidas e ainda tem a chance de ganhar um bom desconto.

7 – Invista seu dinheiro

Muitas pessoas utilizam a caderneta de poupança como um investimento. Porém, como o rendimento da poupança é muito baixo, é interessante investir o dinheiro em aplicações mais rentáveis.

8 – Seja realista

É interessante que você tenha noção do quanto realmente pode gastar e consegue economizar. Por isso, a importância de viver de acordo com o seu padrão de vida e suas condições reais.

9 – Utilize aplicativos financeiros

Instale aplicativos no seu celular que podem te ajudar a fazer o controle dos gastos diariamente. Com isso, será possível acompanhar o quanto você está gastando no dia a dia com muito mais facilidade.

Quando poupar se torna um hábito, fica muito mais fácil alcançar resultados positivos para o nosso bolso

10 – Tome cuidado com as compras por impulso

Repense se você realmente precisa comprar certos produtos para não fazer gastos desnecessários. Para isso, crie uma lista e estabeleça prioridades no curto e também no longo prazo.

11 – Quite suas dívidas

Faça o cálculo de quanto você precisa para pagar todas seus débitos e contas atrasadas. Com este planejamento, ficará mais fácil concluir este objetivo e se livrar de vez das dívidas.

12 – Economize no lazer

Quem disse que você precisa abrir mão de toda graça e diversão para economizar? A dica aqui é escolher programas mais baratos, como assistir filmes em casa e ir a shows gratuitos.

13 – Tenha uma reserva financeira

Faça uma reserva de dinheiro para ter mais tranquilidade nos momentos de incerteza. Dessa forma, se algo inesperado acontecer, você estará preparado para arcar com os custos sem precisar contrair dívidas.

De início, você pode imaginar que será difícil, ou até mesmo impossível, se adaptar ao novo planejamento financeiro. Porém, quando transformamos este controle financeiro em um hábito, fica muito mais fácil acompanhar e alcançar resultados positivos para o nosso bolso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

nineteen − sixteen =