2 startups brasileiras que impactaram o mundo

Bruno Perin apresenta duas startups brasileiras de sucesso
Foto: Empreendedor

Bruno Perin apresenta duas startups brasileiras que se tornaram casos de sucesso porque os seus empreendedores recusaram desistir.

É muito fácil desistirmos de algo que nos parece impossível. Afinal, se não encontramos um jeito de fazer, é mais tranquilo de jogar as mãos para o céu e dizer: – Ok, isso não tem solução!

Pessoas que criaram negócios incríveis – desses que você admira – estilo Uber, Airbnb, Tinder ou Facebook, certamente passaram por momentos assim, só que não levantaram as mãos e disseram que não havia como resolver, simplesmente lutaram para encontrar um jeito de fazer.

‘O IMPOSSÍVEL É UMA QUESTÃO DE OPINIÃO’

(Charlie Brown Junior)

Nessa linha gostaria de apresentar dois exemplos de Startups de sucesso que desafiaram o convencional e estão indo muito bem.

UM ESTRANHO PARA JANTAR – DINNEER

Você aceitaria que alguém que você não conhecesse fosse jantar a sua casa? E se essa pessoa pagasse por isso? Você pagaria para jantar na casa de um desconhecido?

Estamos em plena era do sharing economy (economia compartilhada) em que as pessoas cada vez mais têm interesse em encontrar maneiras diferenciadas de receita, através de consumidores atendendo consumidores. Com a sharing economy, as pessoas podem partilhar aquilo que têm para ganhar um extra.

O Dinneer habilmente percebeu a tendência de que as pessoas estão abrindo as suas casas para estranhos desde que o Airbnb provou que isso era possível. E gerou a questão – ‘Por que não fazer isso para as refeições?’

A ideia foi justamente essa, muitas pessoas estudam gastronomia mas não têm um restaurante para testar seus pratos e precisam de outras pessoas, além dos amigos, para avaliar as refeições. Há muita gente que gosta e sabe cozinhar, e precisa de ganhar um dinheiro extra. Existe também muita gente que chegou numa cidade e está querendo criar novos laços…

O que parecia uma ideia esquisita – e muitos pensaram logo em dúvidas inciais – olhando agora que já estás em marcha, já parece uma excelente ideia – e É! O Dinneer está fazendo um grande sucesso, já realizou ações com grandes marcas e abriu operação no exterior.

O Flavio Estevam – um grande amigo e CEO do Dinneer – sempre foi alguém que buscou desafiar o convencional e dessa vez acertou a mão em cheio.

VOCÊ SE INCOMODA COM O LIXO, MAS QUANTO? – B2BLUE

Eis um dos piores problemas da humanidade, que todas as pessoas sabem ser terrível, mas que continua piorando. Alguns tentam ajudar fazendo pequenas ações de sustentabilidade, outros fazem um pouco mais, mas muito poucos realmente tomam isso como uma missão.

Pois a B2Blue foi no nível extremo disso, não só para ajudar nessa questão, mas criando um negócio sustentável a partir desse problema.

O novo mundo das Startups não visa responder a questões de problemas sociais, ambientais ou outros. Para isso temos as ONGs ou leis e incentivos. O que a Revolução das Startups trouxe foi uma nova maneira de pensar, estimulando a busca de oportunidades de negócio, até mesmo sobre este tipo de questão.

Neste caso o problema é: as empresas precisam descartar lixo que normalmente vai para aterros ou rios. Porém, muito do que é descartado por uma empresa, outra pode precisar de comprar como material de base para produção. O que fazer? Ligar os pontos.n nO que é descartável para uma empresa, pode ser útil para outra. A B2Blue justamente se deu conta de criar um portal para que ambas as partes se encontrem e possam realizar essa negociação na plataforma.

O que seria lixo vira uma receita extra para a empresa que o descarta. O que possivelmente seria comprado mais caro no mercado, vira um insumo mais barato vindo de outra empresa que iria descartar aquilo. O rio, aterro e outros lugares que receberiam esses entulhos não os vão mais receber… Quem ganha? Todo mundo.

Muitas pessoas, no Brasil, também diziam que era impossível darmos um jeito nessa questão, apostando que apenas pelas vias tradicionais existiam maneiras de remendar a situação. O B2Blue provou mais uma vez que o impossível, às vezes, é apenas questão de se dedicar a encontrar um jeito de o resolver.

Faz tempo, conversei com a Mayura Okura em um meetup em São Paulo e ela transbordava sua preocupação com o meio ambiente. O inspirador é ver ela fazendo algo a respeito do meio ambiente, num problema tão crucial e de uma maneira totalmente diferente, com resultados impressionantes.

ORGULHO NESSES DOIS

Esses são dois cases brasileiros muito bacanas de empresas que hoje estão indo super bem, iniciadas por jovens e que causam grande impacto. Espero que esses dois cases o inspire a iniciar uma jornada empreendedora em que você acredite e seja significativa para muita gente.

Este vídeo é muito interessante para entender por onde começar:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEstá preparado para ser franchisado?
Próximo artigoYoucanevent – De Braga a Nova Iorque na senda do sucesso
Bruno Perin
Bruno Perin, empreendedor, consultor, palestrante e escritor. Autor do livro – A Revolução das Startups. Pioneiro na combinação dos conhecimentos em Startup, Empreendedorismo, Marketing e Comportamento Jovem alinhado a Neurociência. Busca das formas mais diferentes, malucas e inusitadas possíveis desenvolver pessoas e negócios que façam a diferença no mundo, de jeito divertido, valorizando a vida e o agora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seven − 6 =