6 Dicas para vendas: como fechar mais negócios

Saiba como aumentar as suas vendas
Foto: Pixabay

Além de suprir as necessidades dos seus clientes, basicamente, uma empresa precisa vender para manter as portas abertas. No entanto, em meio às crises econômicas recentes, os empreendimentos devem focar, cada vez mais, em técnicas de sucesso para aumentar a sua conversão.

Para saber quais são elas, confira a seguir, neste artigo, as 6 dicas para vendas: como fechar mais negócios.

  • Segmente o público-alvo
  • Aumente o seu networking
  • Capacite a sua equipe
  • Ofereça um diferencial
  • Invista na reputação da marca
  • Tenha a ajuda da tecnologia

 

1 – Segmente o público-alvo

Entre as dicas para vendas e como fechar mais negócios está a segmentação do seu público-alvo. Ou seja, é possível que a sua empresa tenha um grupo de consumidores com diferentes características, não é mesmo? O seu público-alvo pode ser integrado por homens e mulheres, jovens e pessoas da terceira idade, etc. E como conquistar todos com eficiência?

Afinal, uma ação de vendas nem sempre consegue atingir da maneira desejada pessoas tão diferentes. Porém, ao segmentar, você separa os consumidores em potencial do seu produto ou serviço em grupos menores e realiza ações pontuais para cada um deles. Assim, é possível atrai-los com mais facilidade.

 

2 – Aumente o seu networking

Embora vender mais seja o que você quer, em alguns segmentos de mercado é preciso compreender que a efetivação de uma venda não acontece no mesmo instante em que o produto é oferecido. É preciso esperar um determinado tempo até que o consumidor decida adquirir a sua mercadoria.

Por isso, você não deve focar apenas na venda em si, mas em prospetar clientes, aumentando, assim, a sua rede de contatos, o famoso networking. Dessa forma, quanto maior esse grupo de pessoas com as quais você se comunica maiores são as chances de vender não só no curto, mas no médio e no longo prazos também.

não deve focar-se apenas na venda, mas em prospetar clientes, aumentando a sua rede de contatos

3 – Capacite a sua equipe

Como se diz, vender é uma arte. Essa atividade exige que os vendedores permaneçam sempre estimulados, dando o melhor de si, mesmo naqueles dias em que o número de vendas é pequeno. Além disso, é importante que a sua equipe domine as técnicas de vendas, conheça muito bem esse campo de atuação e saiba o que fazer.

Portanto, manter a sua equipe sempre atualizada e capacitada é mais uma das dicas para vendas e como fechar mais negócios. Isso pode ser feito através de treinamentos, workshops, palestras e outros eventos.

 

4 – Ofereça um diferencial

Já que muitos nichos de mercados já estão quase saturados e, por isso a concorrência é grande, ter um diferencial torna-se praticamente obrigatório. A maneira diferente pode estar na forma de vender, no produto em si, em como ele funciona, etc.

Inovar é palavra-chave e mesmo nos segmentos mais tradicionais do mercado, como alimentação e vestuário, é preciso usar a criatividade e contar com diferenciais marcantes.

 

5 – Invista na reputação da marca

Atualmente, os consumidores estão mais preocupados em saber como anda a reputação de uma marca antes de adquirir os seus produtos ou serviços. Isso acontece porque a concorrência é maior e assim existem mais opções e até mesmo porque a internet facilita a obtenção de informações.

A questão, portanto, é que você deve priorizar a boa reputação da sua empresa, o que pode ser feito difundindo essa importância entre a sua equipe. Para tanto, é preciso treiná-la para oferecer o melhor atendimento. Também vale a pena apostar nas boas práticas, como apoiar causas sociais e criar políticas de sustentabilidade, só para dar alguns exemplos.

 

6 – Tenha a ajuda da tecnologia

Por fim, mas não menos importante, outra entre as dicas para aumentar, controlar vendas e como fechar mais negócios é apostar nos recursos tecnológicos. Mesmo que você seja um micro ou pequeno empresário, é necessário que o seu negócio faça uso das ferramentas adequadas, não só para vender mais como também para deixar a sua gestão bem organizada.

O sistema ERP online é a solução ideal para tornar a rotina do seu escritório mais dinâmica, permitindo a equipe de vendas reunir dados fundamentais para definir quais são as melhores estratégicas para aumentar a conversão. Para tanto, ele automatiza procedimentos, conecta os setores e informatiza todos os dados da sua empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 − ten =