6 técnicas essenciais para um planeamento financeiro eficaz

Técnicas para um planeamento financeiro eficaz
Foto: Pixabay

Planear é palavra de ordem não só para o sucesso pessoal financeiro, como também para empresas que desejam fixar-se no mercado. Embora seja algo simples de fazer, planear as finanças do seu negócio requer dedicação constante, pois é o histórico da sua empresa que vai guiar as suas decisões futuras.

E para saber como isso deve ser feito, confira neste artigo as 6 técnicas essenciais para um planeamento financeiro eficaz nos tópicos a seguir:

  • Registrar todas as movimentações financeiras;
  • Pesquisar preços e fornecedores;
  • Apostar na constante redução de gastos;
  • Investir no que é realmente importante;
  • Utilizar dados corretos para prospetar;
  • Fazer uso da tecnologia.

 

1 – Registar todas as movimentações financeiras

A primeira das técnicas essenciais para um planeamento financeiro eficaz é o registo de todas as movimentações financeiras da sua empresa, ou seja, os valores que entram e que saem. Isso é o que se chama fluxo de caixa e estar a par de como ele está é de fundamental importância para a sua tomada de decisões.

Afinal, se você não sabe quanto dinheiro tem em caixa, não pode conhecer a verdadeira situação do seu empreendimento. Além disso, tendo essas informações registadas, você acabará por obter um histórico das finanças da sua empresa, o que é imperativo para conhecer o seu segmento de mercado, as oscilações e estar preparado para os momentos de crise.

 

2 – Pesquisar preços e fornecedores

Assim como no planeamento familiar uma das regras é pesquisar preços antes de fazer compras, também se aplica essa técnica à administração de empresas. Mesmo que seja fundamental recorrer a fornecedores de confiança, que ofereçam os produtos e a matéria-prima que você precisa para atender o seu público-alvo, é importante ter opções.

Dessa forma, pesquise constantemente os fornecedores existentes, avaliando a sua qualidade e iniciando novas parcerias quando for benéfico para o seu negócio.

 

3 – Apostar na constante redução de gastos

Outra das 6 técnicas essenciais para um planeamento financeiro eficaz é estar sempre empenhado em reduzir os custos da sua empresa. Hoje existem sempre novidades nesse sentido, como lâmpadas mais económicas, automatização de procedimentos, planos de telecomunicações mais vantajosos, etc.

Mesmo que a sua empresa esteja em dia com as finanças, é preciso diminuir as despesas que não afetam a qualidade do seu produto ou serviço. Isso ajuda a ter uma reserva, que pode fazer toda a diferença em momentos de oscilação do mercado.

 

4 – Investir no que é realmente importante

Ao mesmo tempo em que se fala na redução das despesas, é necessário ter em mente que isso não significa deixar de investir no que é realmente importante. Formação para os funcionários, melhores salários, aquisição de novos equipamentos, manutenção das máquinas, etc.

Tudo o que exige um gasto – mas deve ser feito – precisa ser encarado como investimento. E a melhor forma de avaliar o que realmente é importante é colocando na balança os prós e os contras de cada novo investimento que está previsto.

 

5 – Utilizar dados corretos para prospetar

À medida que são registradas as informações financeiras da sua empresa, cresce o banco de dados e a empresa passa a ter um histórico importante. Esse acúmulo de informações ajuda-o a avaliar os meses em que as vendas são melhores ou quando é normal que as vendas caiam, além de outros fatores.

Esse entendimento do seu negócio permite-lhe que sempre tome as melhores decisões. Assim, não precisa se basear em ‘achismos’, mas sim, em dados concretos que, no entanto, só podem ser obtidos quando tudo é registado de maneira correta.

 

6 – Fazer uso da tecnologia

E quando se fala nas técnicas essenciais para um planeamento financeiro eficaz não se pode esquecer que uma delas consiste em investir em ferramentas tecnológicas que sejam benéficas para administrar o seu negócio. Um exemplo é o software ERP, um sistema de gestão empresarial que colabora com a administração do fluxo de informação.

Dessa forma, é possível tornar a rotina do escritório mais eficiente, fazendo mais em menos tempo, sem que haja perda de qualidade. Isso porque esse programa automatiza os processos, informatiza os dados e conecta os diferentes setores, sempre com a tecnologia ERP web para segurança dos seus dados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty + 4 =