7 Dicas para aumentar a sua visibilidade e ter mais sucesso

cuide da sua imagem
Foto: Pixabay

Se é empreendedor ou tem o seu próprio negócio, sabe mais do que ninguém a dificuldade que há em ser notado pelo seu grupo alvo de consumidores, no meio de uma abundância de informação online e não só. No fundo há duas formas principais para conseguir chegar aos seus clientes potenciais: através de um orçamento de marketing, que poderá chegar a milhares de euros, ou através de uma comunicação que cativa a atenção das pessoas que são importantes para si. Como a primeira opção está fora de questão para a maior parte dos empreendedores, deixo aqui algumas dicas para melhorar a sua imagem e aumentar a sua visibilidade, sem gastar fortunas.

1. Em primeiro lugar tem que se conhecer bem a si mesmo. Como Aristóteles disse: ‘Conhecer-se si mesmo é o começo de toda a sabedoria’. Identifique os seus pontos fortes, o seu propósito e valores ou o seu valor único que é aquilo que o distingue das outras pessoas que trabalham no mesmo ramo. Mas também conhecer também o seu corpo, os seus gestos mais característicos e o estilo que tem a ver consigo.

2. Provavelmente já ouviu a expressão ‘não terá uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão’. Pode não parecer justo, mas nos primeiros segundos, quando conhecemos alguém pela primeira vez, já formámos a nossa opinião sobre a pessoa e dificilmente mudamos essa opinião. Assim, uma boa primeira impressão ajuda a criar confiança e empatia, e esta é a base de qualquer negócio.

Como pode aumentar as probabilidades para causar uma boa primeira impressão? Em primeiro lugar: seja você mesmo! E em segundo lugar: prepare-se, prepare-se e prepare-se! Seja para uma reunião presencial ou na escolha das palavras certas no primeiro email. Tenha em atenção a fotografia no seu perfil no Linkedin, ou no site da sua empresa, avaliando o impacto que terá numa primeira impressão.

3. Na sequência do ponto anterior, avalie qual forma de comunicação tem mais a ver com a sua personalidade e a forma de relacionar-se para com os outros. Se é uma pessoa extrovertida que gosta de conhecer pessoas novas, procure eventos de networking para empreendedores onde terá a possibilidade de falar com várias pessoas. Se é uma pessoa mais introvertida, concentre-se mais no contacto um-a-um, ou marcando almoços com duas ou três pessoas, no máximo, para se sentir mais confortável e o ajudarem a fluir na comunicação.

4. Como já referido, a palavra-chave para ter sucesso é confiança e esta é algo que deve sentir para poder transmitir. O nosso nível de confiança é também transmitido pela linguagem não-verbal. Procure prestar atenção à sua postura – que deve ser direita e com a cabeça levantada – mantendo o contato visual com o seu interlocutor, e nunca – mas mesmo nunca! – dê um aperto de mão mole.

5. Peça para o gravarem, em áudio ou vídeo, quando fizer uma apresentação, depois veja a gravação, ou pergunte a opinião a alguém em quem confia, para avaliar através da sua postura e tom de voz, se a sua imagem é cativante ou monótona, ou se a sua comunicação é convincente e eficaz. Tome nota que algumas destas características são pessoais e não devem ser alteradas, mas outras podem prejudicar a sua apresentação pessoal e diminuir o seu valor percebido.

6. Use o seu vestuário e acessórios para reforçar a sua marca pessoal. Hoje em dia, com a oferta das mesmas roupas em quase todo o lado e a falta de tempo e coragem, não é difícil concluir que a maior parte das pessoas anda mais ou menos com o mesmo estilo. Se conseguir transmitir a sua personalidade, ou o seu valor único através das roupas, visual (maquilhagem e cabelo) ou acessórios, será uma vantagem face aos concorrentes.

Trabalha na área de marketing e quer mostrar que tem excelentes capacidades para contribuir com ideias novas? Mostre detalhes surpreendentes no seu look; Ambiciona uma função de direção na área financeira? Tenha muito cuidado com a qualidade, aspeto e cores do seu fato, de forma a transmitir sempre confiança. Todos estes aspetos reforçam a sua marca pessoal e ajudam-no a ser lembrado como deseja.

7. Por fim, aposte na qualidade e não na quantidade, pois faz toda a diferença na projeção de uma imagem profissional e credível. E não é só o vestuário que está em questão, também a qualidade e estado dos seus sapatos e acessórios têm influência na sua imagem pessoal!

Lembre-se, se é empreendedor ou se tem uma microempresa, a sua imagem está diretamente ligada com a imagem do seu negócio, pelo que é essencial cuidar da sua marca pessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

nine − seven =