A Sensibilização para a Mudança Comportamental nas Organizações

A mudança numa organização implica que as pessoas mudem. E as pessoas só mudam se adquirirem novos hábitos, novos comportamentos. Os comportamentos são ações controladas pela soma dos pensamentos, crenças e sentimentos sobre ideias específicas, situações ou pessoas.

São poucas as organizações que se preocupam em estabelecer uma correta sensibilização para a mudança comportamental nos colaboradores, mas cada vez mais é uma necessidade emergente nas organizações. A questão é que a mudança comportamental, não é apenas uma decisão de opção. Ela exige substituir o velho comportamento por um novo e repeti-lo.

Pesquisas recentes mencionam que mudanças de comportamento exigem mudanças na mente, e que dependendo das pessoas e do próprio comportamento a mudar, essa mudança pode acontecer entre 18 a 254 dias. Isto quer dizer que, dependendo das pessoas, o novo comportamento pode demorar menos ou mais tempo a ser implementado como um novo hábito.

Mudar implica uma mente forte e disciplinada. De início um novo comportamento pode ser algo desconfortável, mas com a repetição ele instala-se. É necessário persistência e acompanhamento externo. Um plano bem estabelecido de mudança, permite que o hábito se instale nas pessoas ou organização de forma saudável e douradora.

É necessário um acompanhamento de profissionais na gestão de toda a mudança numa organização, pois esta implica o estabelecimento da mudança na própria organização e nas pessoas, através de compromissos, normas, experiências, incentivos, supervisão e no estabelecimento de novos hábitos comportamentais.

Os comportamentos fazem parte da cultura de uma organização. Esta, para ter sucesso e resultados excelentes, deve implementar comportamentos que estejam alinhados com esse objetivo. A implementação de comportamentos adequados pode passar pelo alinhamento com coaching estratégico aos colaboradores, para construir e comunicar a visão, planear e mitigar riscos, encontrar boas práticas, desenvolver as equipas e aumentar a performance da sua organização.

A sensibilização das equipas para esta mudança e a gestão eficaz de RH, é a mais-valia para ter uma cultura forte e equipas com excelentes resultados.

Devido às mudanças atuais da sociedade, também as organizações tiveram de mudar e adaptar-se internamente. Os líderes e os seus executivos são os agentes que devem impulsionar estas mudanças. Estão estes agentes sensibilizados para que esta mudança seja também uma mudança comportamental? E de que forma a podem implementar na sua organização?

O Coaching Estratégico é a ferramenta adequada para dar as respostas que necessita na sua organização. Para saber mais sobre a sensibilização para a mudança de comportamentos numa organização, contacte a autora através do email: info@e-estrategico.pt

COMPARTILHAR
Artigo anteriorJá pensou nas férias?
Próximo artigoElon Musk Revela o Segredo do seu Sucesso
Carla VazPaulo
Corporate Coach e Consultora da e-Estratégico, Business & Coaching, uma empresa de consultoria e formação certificada DGERT na área de desenvolvimento de competências comportamentais, com uma metodologia própria, o Coaching Estratégico®, líder de mercado para a área comportamental dos recursos humanos nas organizações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

7 + fifteen =