As 3 maiores mentiras sobre o empreendedorismo

Conheça as três principais mentiras sobre empreendedorismo
Foto: Pixabay

Em todo lado encontramos alguma menção ou pensamento sobre a possibilidade de empreender. Entre pequenos artigos e conteúdos memoráveis, o assunto é praticamente omnipresente. A tendência é que venham a existir cada vez mais pessoas envolvidas e interessadas no tema, ao que remete a maiores possibilidades, mais discussões e, obviamente, ao surgimento de mais mentiras.

Resolvi compartilhar as três maiores mentiras sobre o empreendedorismo que tenho visto nos últimos tempos:

A PRIMEIRA GRANDE MENTIRA SOBRE O EMPREENDEDORISMO

Aquela que diz que o mundo empreendedor é um conto de fadas.

Nãnã-nina-não! O mundo do empreendedorismo – de longe – nunca foi um conto de fadas e essa tem sido considerada uma estratégia tradicional, principalmente para quem cria aquela fantasia de que o empreendedor é dono do seu próprio tempo.

Trabalhar só para si não tem nenhuma relação com empreender, talvez seja algum orgulho ou egoísmo mesmo. Até porque um dos verdadeiros sentidos do empreendedorismo está ligado em você trabalhar para criar e fazer existir algo que de fato solucione um problema no mercado e na sociedade.

Os promotores do Marketing Multinível e de Infoprodutos muitas vezes usam o discurso do mundo fantasioso do empreendedorismo para iludir mais pessoas. É claro que não são todos. Mas, o problema desse tipo de prospecção é que você se perde rapidamente, antes mesmo de se sentir o dono do seu próprio negócio e vai desistir da ideia num piscar de olhos.

E falando francamente: empreender é a maior bucha de todos os tempos. Você vai ter que trabalhar bastante e ainda vai aprender a encarar muitos problemas.

Mas, se você estiver empreendendo em algo que realmente acredita e gosta muito, tem mais chances de estar mesmo trabalhando em algo que vale a pena. Não é um mundo mágico, mas é bem envolvente e deixa a vida agitada.

A SEGUNDA GRANDE MENTIRA SOBRE O EMPREENDEDORISMO

Aquela que você trabalha à hora que quer, completamente livre.

“Livre sou, livre sou…” só que não! Se você é daqueles que deseja empreender para trabalhar à hora que quer, sem nenhum controle do tempo, dificilmente terá clientes e sem eles a Startup ou empresa que sonhou não vai existir ou nunca irá se desenvolver.

Chega a ser cômico acreditar nesse pensamento de patrão do próprio relógio, mas vejo algumas pessoas interessadas em embarcar no empreendedorismo por conta dessa crença maluca como se fosse viver de férias, para se livrar de chefes, horários e ficar de boa fazendo o que quiser… Fala sério, você realmente acredita nisso?

Se você está entrando para o mercado, saiba que para fazer a sua ideia funcionar de verdade vai precisar de gerenciar e administrar o seu tempo com muito mais disciplina e policiamento. E esse controle precisa estar alinhado com o propósito do seu cliente.

A TERCEIRA GRANDE MENTIRA SOBRE O EMPREENDEDORISMO

Aquela de que basta ter determinação e se preparar.

Concordo que determinação é uma das principais características de um bom profissional. Sabemos que isso pode ajudar a solucionar problemas e se você mantiver a autoconfiança firme, certamente encontrará soluções.

Perceba que o empreendedorismo não é um jogo de quem quer mais, mas sim de diversas variáveis. É importante ler conteúdos sobre o assunto, para se manter informado e conseguir determinar as suas próximas atitudes. Mas existem outras questões em jogo…

E se você demorar de mais para aprender? E se você não tomar nenhuma decisão? E se você tomar atitudes?

Uma dica extra sobre isso: PROCURE OS POUCOS E BONS

Há conteúdo que não acaba mais. A melhor maneira de compreender sobre esse assunto e estar sempre se atualizando é procurar poucas referências, especialmente daqueles empreendedores que, além de bom conteúdo você reconhece que sabem do que estão falando.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO sistema de gestão documental da sua empresa é seguro?
Próximo artigoGoverno convida Montepio para o programa GovTech
Bruno Perin
Bruno Perin, empreendedor, consultor, palestrante e escritor. Autor do livro – A Revolução das Startups. Pioneiro na combinação dos conhecimentos em Startup, Empreendedorismo, Marketing e Comportamento Jovem alinhado a Neurociência. Busca das formas mais diferentes, malucas e inusitadas possíveis desenvolver pessoas e negócios que façam a diferença no mundo, de jeito divertido, valorizando a vida e o agora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty − 1 =