Câmaras inteligentes e Identidades digitais vencem concurso do Vodafone Power Lab

Concurso da Vodafone Power Lab apresenta vencedores da edição 2018
Foto: Innovation Challenge

Câmaras Inteligentes e Identidades Digitais são as duas ideias vencedoras do Enterprise Innovation Challenge, iniciativa promovida pelo Vodafone Power Lab com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para serem integradas no portefólio do segmento empresarial da Vodafone em Portugal.

A Heptasense e a LOQR apresentaram os dois projetos vencedores, diferenciam-se pelo seu elevado potencial de implementação e adequação à oferta empresarial da Vodafone. As empresas iniciam agora a fase de desenvolvimento das suas soluções e a expetativa é de que estes projetos possam vir a integrar a alargada carteira de produtos e serviços da Vodafone no espaço aproximado de seis meses.

A solução da Heptasense assenta numa mecânica de Inteligência Artificial (IA), que promete otimizar a eficiência dos sistemas de segurança atuais. Através de um software de IA instalado nas câmaras de vigilância, consegue detetar automática e autonomamente qualquer ameaça, com base em comportamentos previamente transmitidos ao sistema.

Quando os movimentos catalogados como ameaça são detetados, é enviado um alerta através de SMS, e-mail ou notificação push, para que o segurança responsável possa tomar uma decisão. O tradicional processo de vigilância aliado à tecnologia permite obter ganhos de eficiência na utilização de um qualquer sistema de segurança já existente e, ainda, extrair dados gerais de Business Intelligence, tais como os movimentos do consumidor, contagem de pessoas e tempo de permanência num local ou página.

A LOQR assenta no vertical Segurança e consiste numa solução integrada de gestão da identidade digital de pessoas e objetos. Este processo inicia-se com o registo e verificação de uma identidade real e posterior vínculo a uma identidade digital única. A partir desta associação, a validação da autenticidade da identidade digital é realizada de forma contínua aquando da execução de operações digitais, de acordo com os direitos e requisitos de acesso pré-definidos.

Esta solução permite que a interação dos Clientes com as instituições passe a ser exclusivamente digital, eliminando a necessidade de se deslocarem a um espaço físico e a obrigatoriedade de existir uma assinatura em papel. A solução da LOQR é escalável a vários setores de atividade e adaptável às suas necessidades.

Os projetos vencedores vão integrar o portefólio do segmento empresarial da operadora de telecomunicações

A apresentação dos oito finalistas decorreu numa sessão no Centro Cultural de Belém com a presença do júri, composto por oito elementos dos quadros da Vodafone. As equipas apresentaram as suas ideias em formato de pitch e o júri teve quatro minutos para fazer perguntas no final de cada apresentação. A votação foi feita em tempo real através da ferramenta InnovationCast, uma plataforma de gestão de ideias, seguida de um momento de discussão entre os jurados para eleger os dois vencedores.

No acumulado das três edições do concurso Innovation Challenge, lançadas até agora pelo Vodafone Power Lab – Tv Innovation Challenge, Smart Innovation Challenge e Enterprise Innovation Challenge –, já foram submetidas mais de 160 ideias inovadoras nas mais variadas áreas, entre as quais Connected Life, Inteligência Artificial, Gamification e, mais recentemente, Cibersegurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eleven − six =