Checklist -15 coisas a fazer pelo seu negócio antes do Natal

Prepare os seus negócios antes do Natal
Foto: Pixabay

Se tem um negócio, seja ele qual for, sabe bem que o Natal é uma altura em que temos muito mais trabalho (e, esperemos, retorno acrescido também). Aqui fica uma ajuda para se organizar e aproveitar cada dia para a construção da melhor estratégia para impactar os seus clientes.

1. Stock – Se vende produtos mais vendáveis no Natal, visite o armazém. Verifique o stock de produtos e reponha o que for necessário.

2. Catálogos – Se usa catálogos de produtos, actualize-os antecipadamente (papel e online).

3. Pontos de venda – Se não tem distribuição própria, negoceie campanhas especiais com os pontos de venda, procurando ganhar visibilidade.

4. Distribuição – Se não tem distribuição própria, marque uma reunião para discutir as particularidades desta época especial.

5. Espaço comercial – Se tem loja própria, prepare uma montra alusiva à época. Prepare packs de ofertas a colocar em ilhas ou outra localização privilegiada da loja. Verifique se tem papel de embrulho com o logo da empresa e organize uma secção de embrulhos na loja. Veja se vai precisar de pessoal extra e, em caso afirmativo, contacte-o e treine-o antecipadamente.

6. Site – Verifique as funcionalidades do seu site, loja online, links internos, corrigindo tudo o que possa tornar desagradável a navegação. Crie uma atmosfera natalícia também online, acrescentando um banner alusivo à época (por exemplo chamando a atenção para uma promoção especial), refrescando as imagens com refererências natalícias, ou postando um texto no blog do site.Last but not least, dedique algum tempo à optimização SEO com as palavras-chave que os seus c lientes mais procuram nesta quadra.

7. Eventos – Verifique se existem eventos onde valha a pena estar, quer para potenciar vendas, quer para estabelecer contactos úteis para o próximo ano.

8. Packaging – Uma ocasião especial pode merecer uma mudança de packaging. Se quer impressionar, ponha o design a trabalhar.

9. Comunicação – Use a sua newsletter para contactar os seus clientes e dar-lhes a conhecer um upgrade ao produto que compraram, ou um produto relacionado. Bem antes do Natal, envie um e-mail marketing com os principais produtos, serviços e promoção que quer destacar. Pouco antes do Natal, envie mensagem de boas festas, usando os tradicionais cartões em papel, e/ou e-mail, de preferência com um vídeo ou animação. Programe e calendarize antecipadamente os seus posts nas redes sociais, para que não deixem de ser publicados se estiver demasiado atarefado.

10. Presentes – Recompense os seus clientes mais fiéis, os seus parceiros e fornecedores com um presente. Pode ser um produto que vende ou relacionado com o negócio e personalizado, ou então algo útil como uma agenda ou calendário.

11. Publicidade – Planeie e implemente uma campanha publicitária, usando por exemplo Facebook Ads e Google Ad Words.

12. Recolha de informação – Pense se pode incluir um pequeno questionário nalgum dos pontos de contacto com o cliente (loja, site, entrega do produto), aproveitando para recolher informação relevante.

13. Equipa – Clarifique as suas expectativas e objectivos para o mês de Dezembro junto da sua equipa, para que todos estejam envolvidos e a par das suas intenções. Se tiver dias ‘mortos’ na empresa, use-os para partilhar as boas experiências deste ano com o resto da equipa. Crie dinâmicas em que as pessoas interajam e passem conhecimento entre si, informalmente.

14.Celebração – Marque um almoço, jantar, festa, lanche de Natal e feche o ano recapitulando os sucessos da equipa. Elogie e celebre, todos ganharão com isso.

15. Responsabilidade social – Doe uma contribuição a uma instituição em nome da sua empresa e convide os seus clientes, parceiros e fornecedores a juntarem-se a si nessa contribuição.

Organize-se já e dê ao seu negócio um Feliz Natal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 − 11 =