Checklist – 15 formas de dar visibilidade ao seu projeto

Eis como fazer com que o mundo preste atenção:

1. Escolha cuidadosamente a sua marca, tendo em conta que terá de conseguir registar um domínio com base nesse nome. Vá a Domainsbot.com (para pesquisar) e a GoDaddy.com, Enom.com ou Hover.com para comprar um domínio com o seu nome. Caso não esteja disponível, junte o seu nome à atividade que quer desenvolver (por exemplo Zécontabilista.com).

2. Se não tem capacidade para criar um site de raiz, ou um parceiro que o faça, abra uma conta WordPress ou Tumblr, que, segundo vários autores, são as melhores plataformas para começar um blog, e albergue aí o domínio que comprou. Invista algum tempo a aprender a usar estas plataformas, recorrendo a cursos ou tutoriais online.

3. Se tem algum dinheiro para investir, aposte em obter o melhor design e funcionalidade para o seu site, encontrando um web designer. Caso contrário, estude bem as potencialidades e limitações dos temas WordPress antes de escolher o que vai usar. Se está inclinado a usar um tema, fale com bloggers que os tenham usado ou consulte os fóruns de discussão sobre, para que fique alerta a eventuais limitações que os mesmos lhe possam trazer.

4. Se estiver a pensar em fazer um videoblogue, compre uma câmara de filmar pequena, leve e de alta definição. Não precisa de ser cara.

5. Utilizando o seu nome de domínio, crie uma página de fãs (e não um perfil pessoal) no Facebook, bem como uma conta no Twitter, Linkedin, Google+ e outras redes sociais, tendo em conta o tipo de publicações que vai produzir.

6. Subscreva o Hootsuite para gerir de forma mais eficiente as suas publicações nas redes sociais. Se está a pensar produzir muitos vídeos, investigue as possibilidades do TubeMogul.

7.Comece a publicar conteúdos. Se é carismático e telegénico, faça uma série de vídeos informativos, sobre um tema subjacente ao seu negócio. Se tem mais jeito para escrever, transmita informações verdadeiramente úteis, divertidas ou inovadoras sobre o tema que domina.

8. Invista nas imagens. Não precisam de ser excecionais, mas têm de ser suficientemente diferentes para despertar a curiosidade do leitor. Selecione alguns bancos de imagens sem custos, como por exemplo o Morguefile.com ou o Freepick.com ou, se tem pouco tempo para buscas exaustivas, adira a um pacote barato de um site de subscrição paga.

9.Lembre-se sempre que o mais importante é ser autêntico. Encontre formas de incorporar algumas histórias e pormenores pessoais nos seus posts. Utilize episódios da sua vida para ilustrar conceitos. Deixe a sua personalidade brilhar. É isso que torna os seus conteúdos diferentes e irrepetíveis. E é isso que vai conquistar o seu público.

10. Peça ajuda. É impossível estar sempre completamente atualizado sobre o que está a acontecer sobre os temas que mais interessam trazer para o seu blog, mas existem serviços online que o ajudam a manter-se a par do que é mais importante. Nós gostamos de usar o Feedly.com ou o Google Alerts. Peça a familiares ou amigos que lhe enviem links com tópicos interessantes a explorar e guarde-os como inspiração sempre que não souber sobre o que escrever.

11.Espalhe os seus conteúdos pelo maior número possível de media sociais. Faça-o consistentemente, de preferência todos os dias, usando as funções de agendamento de publicações.

12. Insira botões de partilha dos seus conteúdos no seu blog, para que quem lê/visualiza os seus conteúdos possa facilmente partilhá-los para as suas redes sociais.

11. Faça um search no twitter e procure palavras-chave relacionadas com o seu projeto. Vai encontrar pessoas e empresas com as quais poderá ser vantajoso interagir. Faça reply para iniciar um contacto.

13.Vá a blogsearch.google.com e procure palavras-chave relacionadas com o seu negócio. Em cada blogue com pontos de interesse deixe um comentário com informação útil e interessante, associado à sua homepage.

14. Coloque no seu site um botão bem visível a dizer algo como ‘Faça uma parceria comigo’.

15. Complemente as suas atividades online com dinâmicas mais tradicionais, nomeadamente presença em eventos.

16. Inclua na sua assinatura de e-mail uma lista com todos os links para as suas localizações nas redes sociais.

Gary Vaynerchuck, autor do livro Vencer na vida fazendo o que mais gosta, que serviu de inspiração a esta checklist, propõe que os social media são a chave para tornar qualquer pequeno negócio uma fonte não só de rendimentos como de prazer. Desde -sublinha – que esteja realmente a seguir a sua paixão. Só se estiver a fazer aquilo que mais gosta terá capacidade para se dedicar a sério à divulgação do seu projeto. É preciso muita persistência, trabalho e dedicação, para além de ambição e constante vontade de experimentar novas ferramentas.n nSe tem outras sugestões úteis sobre como dar visibilidade a um projeto, deixe os seus comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fourteen − four =