Checklist para o primeiro ano de empresa

Dicas para um bom planejamento estratégico
Foto: Pixabay

Abrir uma empresa não é fácil. Ter um negócio próprio exige do empreendedor muito planejamento, conhecimentos em finanças, recursos humano, além de muita dedicação e paciência para perceber os primeiros resultados positivos.

O primeiro ano de funcionamento oferece grandes desafios, incertezas e instabilidades comuns ao início de qualquer nova atividade. Mas com um bom planejamento estratégico é possível ultrapassar as tempestades e garantir o sucesso da empresa.

Os principais desafios do primeiro ano de uma empresa normalmente estão relacionados à aquisição de novos clientes e fidelização deles, construção da marca com boa reputação, a ampliação da oferta de produtos ou serviços, o controle financeiro e obrigações tributárias.

Mas então o que fazer no primeiro ano de atuação da sua empresa para vencer esses desafios?

Obviamente cada empresa tem uma história diferente e possui necessidades igualmente diferentes, mas em geral, durante o primeiro ano da sua empresa você deverá dedicar mais tempo nos seguintes aspectos da empresa:

Finanças e contabilidade

A maioria das empresas inicia sua vida empreendedora com deficit financeiro. Isso acontece normalmente porque o investimento exigido para a abertura da empresa é alto, considerando a compra de equipamentos, contratação de funcionários, compra de estoque, entre outros, e exige alguns meses para ser recuperado.

Isso é comum e não é necessariamente um problema, mas é uma situação que exige cuidado redobrado.

O ideal é que a sua empresa tenha alguém que cuide exclusivamente das contas e controle o fluxo de caixa, faça projeções financeiras e elabore os relatórios com cuidado sobre a situação financeira.

O primeiro ano de uma empresa deve ser bastante enxuto, cortando os gastos desnecessários e tentando ser o mais produtivo possível.

Um negócio próprio exige planejamento e conhecimentos, além de muita dedicação e paciência até perceber os primeiros resultados.

Marketing

Infelizmente um erro bastante comum entre os empreendedores de primeira viagem é acreditar que marketing é assunto apenas de grandes empresas.

Muitas vezes, por terem esse pensamento equivocado ou mesmo pela quantidade de atribuições, o marketing acaba sendo deixado de lado ou é feito sem planejamento, não gerando resultados satisfatórios.

Pois saiba que o marketing é fundamental para qualquer tamanho de empresa e que, ao contrário do que muitos pensam, é possível criar campanhas que geram bons resultados com baixo investimento.

O primeiro passo sempre será conhecer e entender os seus clientes, descobrir o motivo que os fazem comprar, e qual é a melhor forma de se relacionar com eles.

Do momento em que o seu cliente conhece a sua empresa até a compra efetiva, ele passa por algumas etapas que podem ser presumidas, a chamada jornada do cliente. Conhecendo isso é possível criar estratégias para atrair os clientes em cada etapa.

As redes sociais são soluções excelentes para divulgar pequenas empresas, pois exigem um investimento baixo (ou nenhum) e geram bons resultados. Mas cuidado, pois utilizar as redes sociais também exige planejamento e tempo disponível para interagir com os clientes.

Vendas

Para que a empresa tenha um crescimento saudável é essencial que o setor de vendas seja bem estruturado e eficiente.

A empresa deve criar um planejamento cuidadoso de vendas que esteja de acordo com a capacidade de atender demandas.

E não se esqueça da concorrência. É importante monitorar as empresas que são concorrentes à sua para identificar o que está sendo feito de certo e também de errado. Você pode encontrar boas oportunidades nessa avaliação.

Tecnologia

Afastar a tecnologia da empresa é um desperdício de recursos. O bom uso dos recursos tecnológicos torna a empresa mais produtiva, aumentando a eficiência e reduzindo gastos.

Hoje existem muitas ferramentas que facilitam a gestão da empresa, integrando as informações dos diversos setores, organizando os dados e oferecendo insights importantes para a tomada de decisões.

Uma dessas ferramentas que facilitam o dia-a-dia da empresa é o sistema de ERP online que possui módulos de controlo financeiro, estoque, emissão de notas fiscais, vendas, cadastros de clientes e fornecedores, pagamentos e recebimentos, geração de relatórios, entre outros.

Também conhecido como Software de Gestão Empresarial, esse sistema reúne todas as informações da empresa em um único sistema, o que evita erros humanos e a repetição do trabalho.

Hoje existem empresas que oferecem esse recurso através do pagamento de mensalidades, que tornam o acesso bem mais vantajoso e acessível.

Seguindo à risca essas dicas a sua empresa terá mais chances de superar facilmente os desafios do primeiro ano de funcionamento do negócio e certamente irá crescer. Lembre-se: neste primeiro ano serão firmadas as bases para o futuro da sua empresa; portanto, você deve criar e investir nessa estrutura com muito cuidado e dedicação. Ser empreendedor certamente não é fácil, mas traz recompensas maravilhosas!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

11 + ten =