ClickSummit – Um Summit à Portuguesa!

James Sinclair destacou-se na edição 2018 do ClickSummit
Foto: Nelson Chantre

Carla Torres, organizadora do The Secret Pitch, assistiu ao ClickSummit e faz a análise critica do evento para o Empreendedor.

Há precisamente uma semana, estava assistir à 5ª Edição do ClickSummit, organizado pelo especialista em Marketing Digital, Frederico Carvalho, que conduziu o evento no auditório da Lispolis de uma forma leve e descontraída, começando o evento com a máxima: “Estamos comprometidos em desenvolver a literacia digital”. (E pensar que em tempos fomos colegas de turma no liceu D.Pedro V, nem sabem como fico feliz de ter ex-colega tão empreendedor!)

Ultimamente vou a algumas conferências ou se preferirem “summit’s”, e fico sempre curiosa com as tendências do mercado que normalmente são reveladas neste tipo de evento. No caso do ClickSummit, como era um evento de Marketing Digital e Vendas, e organizado por um ex-colega de turma, posso dizer que tinha um alto nível de curiosidade até porque foi a primeira vez que fui aos 2 dias da conferência.

O evento realizou-se na Lispolis em Telheiras, e este é logo um dos pontos positivos, pelos fáceis acessos e estacionamento gratuito para todos os participantes. Também os timings das apresentações, assim como o horário do programa, foram bem organizados e executados sem grandes atrasos.

Dos 46 oradores convidados houve notoriamente alguns destaques, dos quais gostei particularmente. No primeiro dia (11 Outubro) – que foi muito intenso – a apresentação de Caio Vaz, da RD Sation, sobre as tendências do Marketing Digital e novas abordagens relacionadas com machine learning, foi muito instrutiva. Também o study case da Easy Jet e a sua aposta na inovação, apresentado por Pedro Sousa, foi muito interessante.

o destaque do ClickSummit foi claramente para James Sinclair

Porém, na minha opinião, o destaque do primeiro dia de ClickSummit foi claramente para James Sinclair  (na foto), que é um empresário selfmade extremamente energético que começou a trabalhar com 15 anos, e hoje emprega mais de 350 pessoas em 20 localidades do Reino Unido. Ele é também o organizador do Entrepreuneurs Network, tem um podcast semanal e, segundo o próprio, adora estar em palco falar e contar histórias às pessoas, diz ser este o seu talento natural. Divertido, carismático e com sentido de humor muito “British” James Sinclair falou sobre empreendedores, marcas, o poder da inspiração e do storytelling.

Já no segundo dia (12 Outubro) Paula Cordeiro, do Blog Urbanista, desmistificou o “podcast” enquanto ferramenta de comunicação e pode dizer-se que esta talvez seja uma tendência que irá continuar a crescer, não só como ferramenta de comunicação, mas também como ativação de marca pessoal. A apresentação no auditório de João Vitória da Wavemaker, também foi muito dinâmica e interativa. O tema dominante foi a criatividade, e a gestão de equipas.

Neste segundo dia de evento aproveitei para assistir às apresentações no outro edifício/sala onde tive a oportunidade de ouvir Bárbara Vidal, do Wine With View, explicar como organicamente um negócio pode ser internacionalizado apenas com a promoção dos clientes. Também gostei muito da assertividade de Bruno Pinho, da SocialPubli, sobre aposta das marcas nos macro-inluenciadores.

Destaco ainda os vídeos de apresentação dos oradores no auditório que eram muito originais e acompanhados de uma banda sonora personalizada, ou seja cada orador tinha no seu vídeo de apresentação a sua música favorita, livro e filme!

Parabéns Frederico Carvalho e toda sua equipa, e já sabemos que para o ano há mais ClickSummit, com novas surpresas e novos oradores…

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

20 − 7 =