Como fazer uma empresa crescer: 10 dicas úteis

Se está a tentar fazer a sua empresa crescer, saiba que há luz no final do túnel.
Foto: Pixabay

Sejamos francos. Escalar um negócio e saber como fazer uma empresa crescer é difícil, requer demasiado esforço. No início, significa desenvolver actividades muito diferentes, lidar com vendas, marketing e entender de impostos e corporate compliance, interagir com clientes diariamente e muito mais. No final de contas, é muito desgastante.

Se está a tentar fazer com que a sua empresa cresça, saiba que há luz no final do túnel. Sim, é difícil, e qual é a alternativa? Ter um emprego das 9h às 18h para o resto da vida? Talvez não seja a opção mais atractiva. A segurança de ter um ordenado fixo todos os meses pode ser importante, mas quer ficar a interrogar-se para o resto da vida como teria sido se tivesse lançado o seu próprio negócio?

A verdade? Se está a pensar em desistir, aclare a mente e veja as coisas em perspectiva, vai ver que consegue facilmente identificar formas de fazer o seu negócio crescer e começar a gerar receita rapidamente. Existem várias formas de escalar uma empresa, mas apenas 10 estratégias core vão ter real impacto no resultado final. Algumas são intensivas, o que é natural, mas os benefícios e lucros vão fazer com que valha a pena.

Tal como tudo na vida, seja pessoal ou profissional, é importante saber fazer sacrifícios para depois colher os benefícios. Não se foque nos resultados de curto prazo, tenha uma perspectiva de longo prazo. Construa valor real e tente ajudar clientes de forma genuína. Este deve ser um dos pilares do negócio. Depois, é apenas uma questão de entrar em acção e começar a escalar o negócio.

Se está a tentar fazer a sua empresa crescer, saiba que há luz no final do túnel

1 – Construir um funil de vendas

A primeira forma de fazer uma empresa crescer rapidamente é construir um funil de vendas. Se não tem um funil de vendas, está a cometer um erro monumental. Os funis de venda ajudam a automatizar o negócio, escalá-lo e fazê-lo crescer rapidamente. Claro que existe algum trabalho de front-end para ser desenvolvido mas, após ser feito, a caminhada fica muito mais suave.

Todos os funis de venda precisam de ser cuidadosamente conceptualizados antes de serem criados, e cada um é diferente consoante o tipo de negócio em questão. Aqui, ter um plano de negócios detalhado é importante.

2 – Pesquisar a competição

Quando entra num mercado e pretende oferecer o seu produto às massas, precisa de fazer uma pesquisa dos concorrentes directos e indirectos, principalmente a nível de estratégias de marketing digital, onde impreterivelmente estão as redes sociais. Esta pesquisa pode ser feita a partir de várias ferramentas e softwares tendo em conta o que se pretende pesquisar. Pode organizar tudo em relatórios ou dashboards.

Foto: Pixabay

3 – Criar um programa de lealdade de clientes

Os programas de lealdade são óptimos para aumentar as vendas. Em média, custa três vezes mais adquirir novos clientes do que vender algo a clientes existentes. Em suma: adquirir novos clientes é caro.

Construir um programa de lealdade ajuda na retenção de clientes e é importante na aquisição de novos. Se existe um claro incentivo para gastarem mais dinheiro na sua empresa, vai compensar a longo prazo. Elabore um programa de lealdade atractivo, torne-o acessível aos clientes actuais e veja as vendas a subir.

 

4 – Identificar novas oportunidades

Analise novas oportunidades para o seu negócio ao entender melhor o factor demográfico. Perceba tudo, desde canais de distribuição, aos competidores directos, passando pela análise a mercados estrangeiros e outras potenciais indústrias. Existem sempre novas oportunidades que pode perseguir caso tenha a análise feita devidamente.

 

5 – Criar uma lista de e-mail

Uma das formas mais efectivas formas de fazer uma empresa crescer é criar uma lista de e-mail. Para isso, para além de ter de existir um motivo pelo qual as pessoas subscreveriam essa lista, é importante usar um software de CRM (Customer Relationship Management).

Foto: Pixabay

6 – Construir parcerias estratégicas

Parcerias estratégicas com empresas-chave fazem a diferença, pois permitem aceder rapidamente a novos clientes, embora identificar essas parcerias possa ser mais fácil de dizer do que de fazer.

Pesquise por organizações que complementem o que a sua faz. Contacte-as e proporcione oportunidades para trabalharem em conjunto.

 

7 – Utilizar plataformas globais

Seja um negócio de e-Commerce ou não, é importante usar outra plataformas que ajudem a complementar a sua estrutura, como os serviços de transporte de mercadorias da Amazon, os serviços para empresas como os da Zaask ou a ajuda no design como os disponibilizados pela Venngage.

 

8 – Diversificar o leque de oferta

Tente diversificar o leque de produtos ou serviços oferecido. Que produtos, serviços ou informações pode acrescentar ao negócio? Para crescer, precisa de pensar em expansão. Identifique novas oportunidades dentro do seu nicho de mercado. Que mais pode oferecer aos clientes? Onde pode acrescentar valor?

 

9 – Adquirir outras empresas

Algumas vezes, adquirir outros negócios é uma forma rápida de crescer o seu próprio negócio. Pode encontrar competidores ou empresas de outras indústrias que podem complementar o seu negócio, utilizando-os para escalar rapidamente. Pesquisa dentro e fora da sua indústria para encontrar potenciais oportunidades.

 

10 – Expansão internacional

Pode expandir-se internacionalmente? Pode pegar na oferta actual e escalá-la para outros pontos do globo? Se possui uma oferta convertível, a expansão internacional deverá ser uma forma rápida de crescer. Vai incorrer em alguns custos, claro (pode sempre ver opções de financiamento), no entanto o potencial de receita é enorme.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

12 + 17 =