Como saber se tem o que é preciso para empreender? 

Empreender não é uma profissão, é um estilo de vida
Foto: Pixabay

Nos últimos 30 anos muito se tem escrito, debatido e promovido sobre empreendedorismo. Às vezes penso que já pouco mais há para dizer sobre o assunto, tantas são as teorias sobre esta temática. Penso até que o próprio conceito está desvalorizado pela sua própria proliferação.

Em primeiro lugar, a verdade é que empreender não é uma profissão, é um estilo de vida. É olhar para as coisas, não as aceitar como nos são apresentadas, mas sim questionar e perguntar a nós próprios, “por não?”

Empreender é muito mais do que só abrir uma empresa ou ter um cargo de liderança, é fazer escolhas e se empenhar para que, aquilo em que realmente acreditamos possa ser atingido. Ser empreendedor é ser um resolvedor de problemas e ser capaz de se superar a cada dia. Como disse um amigo certa vez: “empreender é para todo mundo, mas não é para qualquer um”.

“empreender é para todo mundo, mas não é para qualquer um”

O empreendedorismo existe em todas as atividades, não unicamente nos fundadores de empresas. Sempre que tomamos uma decisão, mais ou menos importante, estamos a ter um ato empreendedor, essa é a mais pura das verdades. Decidir é uma resolução, muitas vezes solitária, mas com impacto em terceiros.

O empreendedor tem a visão disruptiva relativamente à realidade: imagina e cria. É capaz de criar uma empresa pelo mérito do seu virtuosismo criativo e apaixonante. No entanto, para que essa empresa cresça e se mantenha no mercado são necessárias outras características e competências que, muitas vezes, não habitam dentro do mesmo ser humano, tal como a paciência, o pensamento estratégico, o espírito eminentemente analítico, a capacidade de planear e executar, entre outras. Daí a importância de um empreendedor, que também pode ser empresário, mas não possui a competência e apetência para isso.

Nesse sentido, deixo aqui alguns pontos importantes, para que todos possam empreender com qualidade.

Oportunidade

O empreendedor é aquele capaz de ver oportunidades onde outros veem dificuldades e ter a iniciativa para transformá-las num negócio rentável. Para isso é preciso coragem. Coragem para assumir riscos, é algo cada vez mais difícil de encontrar na sociedade atual, mas a verdade é que, “o maior risco é não arriscar”.

O risco é algo inerente a qualquer tipo de empreendimento. Quem não consegue lidar com as pressões das incertezas, não tem a resiliência para, em cada dificuldade, encontrar uma oportunidade. Portanto, a ciência é ver os riscos antes de decidir se uma oportunidade vale o investimento.

Liderança

Hoje ninguém empreende sozinho, uma boa empresa é formada a partir de uma boa equipa.

Um empreendedor deve saber exercer a liderança. Em qualquer empresa ele precisará motivar e inspirar os seus colegas, sejam eles outros sócios empreendedores ou funcionários contratados.

Existem pessoas com um talento nato para liderar, enquanto outras podem sentir-se desconfortáveis com esse papel. Mas, assim como outras habilidades, a liderança é algo que pode e deve ser desenvolvido com o treino e prática. Ninguém nasce líder. Pode nascer com carisma, mas a liderança e a arte da persuasão aprendem-se.

Empreender é aprender algo novo a cada dia e, para ter um perfil de empreendedor, além da curiosidade com o desconhecido, é necessária humildade para aprender continuamente. Nunca deve estar satisfeito com os seus conhecimentos na área de atuação do seu negócio. É preciso investir continuamente uma parte do seu tempo em cursos e formações, mesmo em áreas que não tenham a ver diretamente com a sua atividade.

empreender não é uma profissão, é um estilo de vida

Autoconfiança e resiliência

A viagem de um empreendedor é feita de altos e baixos. Algumas vezes, os momentos menos bons podem ser devastadores. Ao mesmo tempo, certas conquistas podem parecer tão definitivas que desequilibram emocionalmente qualquer empreendedor, prejudicando os próximos resultados.

Portanto, a autoconfiança é fundamental para ter sucesso nesse estilo de vida. É preciso ter persistência para estar preparado para as vitórias e derrotas que aparecerão pelo caminho.

Foco

O foco é uma habilidade fundamental para o empreendedor de sucesso. Ter foco significa não se perder na amplitude de possibilidades e concentrar-se naquilo que vai trazer mais valor para o negócio, naquele momento.

Todos os dias, um empreendedor será confrontado com inúmeras opções e escolhas. Algumas delas podem tirá-lo totalmente do seu foco, como uma oportunidade de emprego estável, por exemplo. Seguir o caminho pode ser um grande desafio.

Claro que nem todos os empreendedores conseguem ter disponibilidade para se dedicarem exclusivamente ao seu sonho. Foco não é o mesmo que dedicação exclusiva. Além de tempo para a família, ter hobbies, desporto, etc, é fundamental que o foco esteja voltado para o empreendimento em construção.

Numa sociedade cada vez mais global e competitiva, a necessidade de marcar a diferença pela inovação é fundamental, pois “negócio” e “digital” já são sinónimos, mesmo nos setores tradicionais…

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eleven − one =