Comunicação profissional assertiva – Uma habilidade a ser desenvolvida

A assertividade é a melhor opção para uma comunicação eficaz
Foto: rawpixel / Unsplash

Muito provavelmente você já passou por momentos em que teve dificuldade de comunicar o que gostaria. Pode ser que seja hora de conhecer e praticar assertividade, uma habilidade de comunicação que pode se demonstrar de grande utilidade para o seu desenvolvimento profissional. Para entender esse conceito, antes é necessário conhecer outros dois: A comunicação passiva e a agressiva.

Pense numa ocasião em que você se reúne com colegas de trabalho para discutirem sobre um plano de trabalho que estão elaborando. Para evitar conflito, você decide se abster de dar opinião em diversos pontos. Deixa que fique valendo a decisão dos demais mesmo discordando do que ficou decidido. Esse é um exemplo de comunicação passiva. Ao agir com passividade você se cala e aceita o que lhe for imposto sem se manifestar.

No outro extremo, existe a comunicação agressiva. Essa é praticada quando tenta-se impor uma opinião de forma autoritária e intimidadora. Acontece quando se afronta a outra pessoa, colocando-a num posicionamento defensivo e até de contra-ataque. Um exemplo seria dizer algo como “Você não sabe o que está fazendo” ou “Você está sempre atrasado no seu trabalho”.

Ambas alternativas se demonstram falhas como meio efetivo de comunicação na grande parte das vezes. No primeiro caso porque você deixa de participar e perde a oportunidade de ter sua voz ouvida. Dificilmente as coisas irão acontecer como você gostaria dessa forma. Já agir de forma agressiva como no segundo caso, mais provavelmente vai arruinar a sua relação de trabalho com o colega. Tampouco facilitará para você levar seus objetivos adiante.

Um terceira maneira de se comunicar é por meio da assertividade. Essa é uma opção que fica entre as duas anteriores aproveitando seus benefícios e descartando o lado negativo. Na assertividade você não age de forma passiva. Não se cala. Pelo contrário, se manifesta e apresenta sua opinião. Dessa forma aumenta suas chances de conseguir o que quer e elimina aquela sensação de voz presa.

Embora a comunicação passiva e agressiva tenham o seu papel, a assertividade é a melhor opção a ser adotada

A maneira como você se comunica também é relevante. A comunicação assertiva é simples e direta. Porém de forma calma e respeitosa. Ao contrário da comunicação agressiva, não afronta a outra parte. Pelo contrário, se apresenta de forma aberta para ouvir os demais levando em consideração suas opiniões.

No dia a dia praticamos todos os três tipos de comunicação. Dependendo da situação inconscientemente acabamos optando por uma ou outra. Geralmente tendendo mais para um dos lados dependendo do tipo de personalidade.  Embora a comunicação passiva e agressiva tenham o seu papel eventualmente, na grande maioria das vezes a assertividade é a melhor opção a ser adotada. Praticando assertividade você aprende a se tornar um comunicador mais forte e confiante. Conquista mais respeito no ambiente de trabalho e favorece o seu crescimento na carreira. Por isso, a assertividade é tão importante.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty − 2 =