Mais de 30 candidatos à 1ª edição de concurso de empreendedorismo social da Universidade Europeia

Universidade Europeia abre concurso de empreendedorismo social
Foto: Universidade Europeia

O Programa Jovens Empreendedores Sociais, apoiado pelo YouthActionNet da International Youth Foundation, pelo Fórum Estudante e pela Ashoca Portugal vai premiar os cinco melhores projetos de caráter social, capazes de inspirar e transformar a sociedade.

As candidaturas à primeira edição do Programa Jovens Empreendedores Sociais (JES) da Universidade Europeia, estão abertas até 10 de setembro, os jovens empreendedores sociais podem submeter o seu projeto a este desafio inovador, através da plataforma bit.ly/jes-portugal.

Para esta primeira edição do Programa JES foram já apresentados a concurso mais de 30 projetos empreendedores de âmbito social e, no global, dos projetos candidatos, 10 desenvolvem a sua atividade na área da inclusão social; sete são projetos no âmbito da educação; cinco na área do meio-ambiente; quatro são projetos de desenvolvimento económico, três atuam na participação cívica e existe ainda uma candidatura na área da saúde.

Para Susana Martins, Diretora do programa JES em Portugal, “com o desenvolvimento deste programa pretendemos reforçar a cultura de inovação e o espírito de empreendedorismo social, apoiando jovens capazes de inspirar e transformar a sociedade. O número de candidaturas que estão a ser submetidas revela que a primeira edição do programa está a conquistar e a mobilizar a comunidade de empreendedores com projetos para Portugal”.

Dirigido a jovens entre os 18 e os 29 anos, o JES tem como objetivo reconhecer e recompensar projetos empreendedores de carácter social, proporcionando, simultaneamente, visibilidade aos seus jovens líderes que, pelo seu carisma e propósito de vida, atuam como personalidades inspiradoras de uma sociedade mais rica e de um mundo melhor.

As candidaturas à primeira edição do Programa Jovens Empreendedores Sociais (JES) da Universidade Europeia, estão abertas até 10 de setembro

Os candidatos deverão ser fundadores ou cofundadores de um projeto social ou ambiental, em curso no mínimo há três meses, e que procure a transformação social baseada na equidade, justiça e na proteção do meio ambiente. Serão avaliados segundo critérios de liderança, impacto social, sustentabilidade, inovação e pela contribuição empreendedora que possam vir a trazer ao programa e ao país.

Posteriormente à fase de candidaturas, os projetos serão avaliados, num primeiro momento, por um comité composto por especialistas na área do empreendedorismo social, professores e colaboradores da Universidade Europeia que selecionarão 10 projetos. Posteriormente, num segundo momento, os jovens empreendedores são avaliados por um júri composto por seis especialistas com experiência nas áreas de empreendedorismo e responsabilidade social.

Os cinco vencedores da primeira edição em Portugal do Programa JES serão conhecidos numa cerimónia a decorrer na Universidade Europeia no próximo dia 23 de outubro e premiados com um prémio de dois mil euros para investir nos seus projetos, a que acresce uma semana de formação em Madrid. Os cinco jovens vencedores passarão ainda a fazer parte da rede de jovens empreendedores YouthActionNet, a nível mundial, com cerca de 1500 membros presentes em mais de 90 países.

O JES é promovido pela Universidade Europeia, juntamente com o programa YouthActionNet, organizado pela International Youth Foundation, com o apoio da Laureate International Universities. Em Portugal, a primeira edição é desenvolvida com o apoio da Fórum Estudante e da Ashoca Portugal.

Com o desenvolvimento desta iniciativa, a Universidade Europeia reforça a sua política de responsabilidade social e evidencia o trabalho desenvolvido em prol da transparência, da cooperação para o desenvolvimento e da sustentabilidade.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seventeen + 16 =