Contratos Inteligentes: novas ferramentas para as empresas

Contratos Inteligentes para simplificar os negócios das empresas
Foto: Pixabay

Com o advento de criptomoedas e suas plataformas blockchain como o Ethereum, um conceito está ficando bastante conhecido: “contratos inteligentes”. Um contrato para ser considerado inteligente deve atuar de forma automática por meio de um software e é uma nova promessa de futuro. Mas o pequeno e médio empreendedor já podem se beneficiar desta tecnologia?

O que são os contratos inteligentes?

Por definição, um contrato inteligente (do Inglês: smart contract) é um protocolo computacional auto executável. Ele é criado para facilitar e reforçar a negociação ou o desempenho de um contrato. O seu principal objetivo é o de proporcionar uma maior confiança em transações realizadas online.

E esta confiança é assegurada pela tecnologia ao permitir que pessoas desconhecidas realizem negócios de confiança mútua por meio da internet e sem o intermédio de uma autoridade central.

As transações e os contratos inteligentes

Para que uma transação seja considerada um contrato inteligente, ela deve envolver mais do que apenas uma transferência de dados entre duas pessoas. Ele deve envolver duas ou mais partes e a implementação do contrato não deve requerer envolvimento humano direto a partir do momento este é firmado.

Estes, em vez de escritos num papel em linguagem jurídica, são implementados com linguagem de programação e executados em um computador. Neste protocolo, são definidas regras e consequências estritas, do mesmo modo que um documento jurídico. Nele, as obrigações são declaradas, os benefícios e as penalidades dos envolvidos. Além disso, diferentemente de um contrato tradicional, um contrato inteligente é capaz de obter informações, processá-las e tomar as devidas ações previstas de acordo com as regras estabelecidas no contrato.

Foto: Pixabay

Um novo paradigma para a confiança

O elemento confiança é necessário na maioria dos negócios, senão em sua totalidade. Um exemplo são as compras online, onde o cliente confia que o estabelecimento irá processar enviar-lhe o produto após o seu pagamento. Nesta relação, o cliente confia que o estabelecimento irá enviar o produto após o seu pagamento. Na outra ponta, o dono do estabelecimento confia que, após o envio do produto, o cliente não irá estornar o pagamento, devolver o produto e pedir o seu dinheiro de volta.

Esse tipo de situação acontece de forma corriqueira. E para contornar dificuldades, clientes e varejistas confiam em uma autoridade central dada a desconfiança estabelecida entre as partes. Um bom exemplo são plataformas como o e-Bay, AliExpress e Mercado Livre (no Brasil). Por meio delas, as partes que então desconfiam entre si passam a confiar na autoridade central para garantir o cumprimento do combinado (contrato).

Com um intermediário, além da cobrança de taxas, temos a perda da liberdade. Afinal de contas, estaremos submissos a eventuais decisões arbitrárias advindas da autoridade central. Os contratos inteligentes visam sanar esses problemas através do estabelecimento da confiança por meio da tecnologia. Por meio deles, os custos de transação podem ser reduzidos, bem como os preços para o consumidor. Além disso, a liberdade entre as partes é preservada podendo a negociação ser gerida como bem entenderem desde que respeitem as regras estabelecidas.

O que é a gestão de contratos online?

Dentro de um ambiente corporativo existem alguns processos que não podem ser ignorados, para garantir o bom funcionamento dos processos existentes na empresa assim como, a saúde financeira. Para quem precisa otimizar o tempo é preciso contar com ferramentas que auxiliem a realizar diversas tarefas e para isso, vamos explicar como funciona a gestão de contratos online.

Em alguns casos e principalmente nas pequenas e médias empresas, existe uma pessoa ou mesmo uma equipe que fica responsável por realizar, as principais e mais importantes funções para garantir que todas as atividades sejam realizadas.

Mas para otimizar os processos mais importantes, e ter também o tempo necessário para cuidar de outras tarefas e por que não, a expansão da sua empresa, é possível contar com o auxílio da automação de um software, que irá gerenciar os principais documentos de forma rápida e precisa.

Finalizar a assinatura de um contrato, garantindo que toda as cláusulas serão cumpridas, conforme informado, pode ser um dos processos mais demorados e importantes para um bom relacionamento com o cliente. Esse processo pode ser levado para o ambiente digital, para otimizar o seu tempo além de trazer outros benefícios tanto para você, como para a sua empresa e até mesmo o seu cliente.

Em vez de escritos num papel em linguagem jurídica, os contratos inteligentes são implementados com linguagem de programação e executados em computador

Os processos da gestão de contratos online

Imagine o seguinte cenário: você acaba de fazer um ótimo acordo com um novo cliente, e precisa que o contrato seja assinado para então passar o serviço contratado para a sua equipe. Até que o cliente concorde com todos os termos do contrato, retornar a origem quantas vezes foram necessárias alterações no mesmo. Isto é bastante comum em órgãos públicos brasileiros. Muito tempo e dinheiro são perdidos neste processo.

Por isso, a gestão online de contratos tem como principal benefício a otimização do seu tempo, para proporcionar uma boa experiência com o seu cliente. Mas isso é apenas o início. É possível ainda gerenciar os novos e antigos contratos de maneira simples e efetiva. Além dos contratos é possível controlar os pagamentos que estão próximos ao seu vencimento ou mesmo os que já vencidos, pois este sistema é totalmente integrado.

Tudo isso é realizado por meio de um software, que deve contar com um ambiente seguro, criptografado, onde os documentos podem ser facilmente consultados para a verificação e o comprimento das exigências contratuais.

Benefícios da gestão de contratos online

Para aqueles que ainda não podem beneficiar-se dos contratos puramente inteligentes, ferramentas eficazes de gestão de contratos já estão disponíveis no mercado. Verifique as vantagens e desvantagens de cada plataforma de acordo com a sua realidade. Além de fatores como usabilidade, preço e suporte, considere as funcionalidades a seguir:

  • Controle de todos os contratos;
  • Correto armazenamento de todos os documentos;
  • Ambiente digital totalmente seguro (https, criptografia, etc);
  • O valor da compra ou serviço pode ser parcelado, de acordo com a necessidade, diretamente pelo sistema;
  • Histórico de eventos;
  • Relatórios e gráficos mensais para tomadas de decisões;
  • Envio de SMS (Short Message Service) nas funcionalidades mais importantes. Podem ser para o aviso para recebimento e pagamentos em atraso ou ainda, quando a data de vencimento do contrato estiver próxima;
  • Otimização de espaço físico, pois todos os contratos serão arquivados em ambiente digital.

Com a utilização de um sistema de gestão de contratos online, você conseguirá ter um correto acompanhamento de todos os contratos da sua empresa, assim como as fases da realização de serviços ou aquisição de produtos, gerando as obrigações de pagamento e recebimento de modo automático.

É uma solução bastante interessante para advogados, contadores, prestadores de serviços e profissionais que prefiram gerir de formas mais eficazes a gestão de seus contratos.

Caso você já possua uma empresa bastante estabelecida no mercado, seja uma startup ou tenha uma ampla equipe de desenvolvedores, considere a opção do uso de um contrato inteligente. Apesar de relativamente nova, a tecnologia provê múltiplos benefícios. Um estudo amplo de posicionamento é essencial para esta decisão.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × 4 =