Crowdfunding ajuda a reconstruir projetos após incêndio de Monchique

Crowdfunding ajuda empreendedores de Monchique
Foto: Leonor Morais Bruno Valente / gofundme

Campanhas de crowdfunding, dinamizadas através da plataforma gofundme, procuram ajuda para reconstruir o que foi perdido na Serra de Monchique.

Várias famílias estão a utilizar o gofundme, a mais dinâmica plataforma de recolha de recursos sociais do mundo, para realizar campanhas de crowdfunding que as ajudem a reconstruir tudo o que perderam no incêndio de Monchique. Segundo os dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS), a tragédia algarvia colocou o total de área ardida em Portugal no topo do ranking europeu, tendo provocado mais de 40 feridos e vários desalojados.

Wildfire Monchique – Regeneration é a campanha de um grupo de amigos de Lisboa, que deixou a capital para criar um projeto de responsabilidade social focado na natureza e com atuação nas áreas do turismo, arte, educação, permacultura e osteopatia. Constituído por várias famílias, este grupo pretende recuperar o que o fogo destruiu e contribuir para o renascer da serra através da reflorestação, restabelecimento dos canais de água, plantações, entre outros. Em 13 dias o grupo já conseguiu atingir metade da meta de 6.000 euros que pretende alcançar.

Por seu turno, o Wildfire Monchique é da autoria de uma pequena família a residir em Portugal há quatro anos. O austríaco Markus e a espanhola Anaïs, eles viviam em Monchique com a filha de quatro anos, Shanaya, nascida em Portugal, quando perderam tudo o que possuíam com o incêndio. Tinham um negócio de comida vegan, com o qual participavam em diferentes festivais e iniciativas, e estão neste momento sem qualquer apoio ou recursos. Até ao momento a campanha já recolheu 5.395 euros, da meta de 8.000 euros de financiamento que pretende atingir.

Além destes, existem outros casos de famílias que, através da gofundme, tentam reconstruir as suas vidas após a tragédia: Fires in Monchique – Reforesting, Atom after Monchique Wildfire e Wildfire Monchique.

Para ajudar, basta aceder ao link das respetivas campanhas na plataforma gofundme e fazer uma doação, de forma simples e rápida através da utilização do cartão de crédito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × 5 =