Crowdfunding: uma nova forma de angariar dinheiro para o seu projeto

Naturalmente levantar dinheiro através do Crowdfunding tem também as suas dificuldades, e como em qualquer campanha de marketing ou de angariação de fundos, requer uma estratégia sólida e uma execução eficaz. É por este motivo que as plataformas de Crowdfunding como a PPL se destacam cada vez mais. Para além de facilitarem a doação a causas sociais ou a empresas, tornaram a realização de sonhos possível, interligando as pessoas e potenciais interesses em comum.

São bastantes as razões pelas quais as pessoas e Organizações têm recorrido cada vez mais ao Crowdfunding, mas estas podem ser agregadas em cinco razões principais:

1 – Conveniência Se já alguma vez pediu dinheiro a alguém sabe que isso não é nada em comparação com efetuar um pedido de empréstimo bancário ou ter uma reunião com potenciais investidores. É uma das experiências mais enervantes que os empresários têm que passar! Mas, esse não é o caso com o Crowdfunding. nComparado com toda a burocracia e preparação necessária para empréstimos ou reuniões com Investidores, realizar uma campanha de Crowdfunding é relativamente simples. Basta selecionar a plataforma certa, montar um vídeo e oferecer recompensas atraentes ou uma causa que faça os seus doadores quererem contribuir.

2 – Validar um conceito  Ter uma ideia é uma coisa, provar que a ideia pode fazer dinheiro é outra. Se precisa de se convencer, ou convencer investidores de que a sua ideia tem potencial de gerar dinheiro, o Crowdfunding permite-lhe testar o mercado.

Se conseguir lançar uma campanha bem-sucedida de Crowdfunding, não só prova que há um interesse na sua ideia, mas também mostra que as pessoas estão dispostas a gastar dinheiro com o seu produto ou serviço. Esta é uma forma bastante eficaz de validar o seu conceito.

3 – Reduz o Risco Porque um produto ou serviço lançado em Crowdfunding valida a existência de mercado, o risco de avançar com o projeto será menor. Em vez de gastar as suas poupanças num projeto que não tem um mercado sustentável, pode testar o conceito sem muito investimento. De facto, mesmo que sua campanha não seja bem-sucedida, ou seja, não atinja o objetivo de angariação, o dinheiro que foi doado é devolvido a todos os doadores.

4 – Feedback em tempo real Ao longo de uma campanha de Crowdfunding há uma oportunidade de receber e analisar feedback e novas ideias. No passado, algumas questões ou preocupações não eram abordadas durante a fase inicial do projeto. Agora, pode criar inquéritos ou pesquisas para ver o que as pessoas gostam ou não gostam no seu produto ou serviço. E o melhor de tudo, é que este feedback pode ser revisto em tempo real. Isso pode ajudá-lo a fazer os ajustes mais rápido do que no passado – o que significa colocar o seu produto ou serviço no mercado o mais rapidamente possível. E tempo é dinheiro!

No entanto, a parte mais importante sobre o feedback é que ele constrói uma comunidade. Passa assim a ter um conjunto de clientes leais antes do negócio ser lançado! E fez isso envolvendo-os e ouvindo as suas sugestões.

5 – Uma ferramenta de Marketing Além de introduzir no mercado um novo produto ou serviço, o Crowdfunding permite-lhe ativar a sua marca e espalhar a sua mensagem e objetivos junto de um público alargado. À medida que compartilha a sua campanha em vários meios de comunicação social, também passará a interagir com os seus apoiantes, que se tornarão clientes fiéis e que compartilharão o que promove junto dos seus contactos.

(Fonte: Forbes.com)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eight + 10 =