Escolhidos os finalistas ao Prémio Montepio Acredita Portugal

Os projetos foram escolhidos entre os 150 candidatos que fizeram o pitch perante um painel de júris onde cada um dos projetos foi avaliado por um painel de jurados especializado na área das categorias a concurso. Os 21 finalistas passarão agora por um período de pré-aceleração com a duração de um mês. No final, os candidatos disputam um conjunto de prémios que totalizam mais de 500 mil euros.

O Programa de Pré-Aceleração da Acredita Portugal reúne semanalmente as equipas com diversas entidades e mentores, com o objetivo de adquirir competências para o desenvolvimento e implementação dos respetivos projetos.

Entre os responsáveis pela formação estão a Iventa International, especialista em questões de proteção da propriedade intelectual, a Blended Training Systems, responsável por técnicas de negociação, e a PPL e Seeders, que esclarecerá os candidatos sobre as diferentes formas de financiamento. No final do programa de aceleração os candidatos passarão pelo designado Demo Day, onde terão oportunidade de ligar-se diretamente a investidores.

Os projetos selecionados estão divididos em 7 categorias:

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Espaço de saúde e cuidados visuais: Tem por objetivo promover o desenvolvimento de áreas de criação de produtos e serviços. Vocacionado para que os alunos do INETE possam treinar dentro da instituição as competências necessárias ao seu futuro desenvolvimento profissional.

Upframe: Programa de Pré-Aceleração para ligar aspirantes a empreendedores a mentores, startups, incubadoras e aceleradoras, de forma a otimizar recursos que normalmente são desperdiçados.

Para Onde?: Uma associação para a promoção de voluntariado internacional, que envia voluntários portugueses para programas de voluntariado em todo onmundo e acolhe voluntários internacionais para programas em comunidades locais.

PRÉMIO BRISA MOBILIDADE 2017

– TruckIT: Uma plataforma que liga empresas transportadoras ou particulares com transportes de mercadorias a potenciais interessados nesses serviços.

TAMAI: Tecnologia Automóvel de Mobilidade Ambiental e Inovação propõe-se promover a reconversão de veículos a combustão em veículos elétricos, mudando o paradigma da mobilidade nas cidades.

– WePark: Um serviço personalizado para estacionamento de veículos que funciona através de uma aplicação mobile e que proporciona uma experiência mais cómoda aos seus clientes, disponibilizando motoristas de confiança para estacionar os seus veículos nos grandes centros urbanos.

PRÉMIO K. TECH

– Shuteye: Plataforma que oferece alojamento de curta duração através de uma aplicação mobile e web, conectando proprietários de imóveis ou hostels e clientes que pretendem descansar, dormir uma sesta, tomar um banho a seguir a um voo, disfrutar de uma massagem ou simplesmente relaxar. É a ‘Uber do descanso’!

Cook4me: Uma plataforma inovadora de encomenda e entrega de comida caseira. Permite encomendas com apenas um clique. Já a atuar em Lisboa, a empresa prepara-se agora para escalar e crescer em Portugal e nas principais cidades europeias.

– FoundVet: Aplicação mobile que permite aos proprietários dos animais de companhia solicitarem uma consulta veterinária ao domicílio ou em clínicas e hospitais veterinários mais próximos.

SAÚDE

– SELLA, Medical Technologies: Um sistema constituído por um software que permite o diagnóstico e planeamento da terapêutica tendo em conta a originalidade biológica de cada doente.

– Blood Reprogramming Technologies: Baseia-se numa tecnologia de reprogramação celular que permite gerar células estaminais do sangue humanas funcionais, compatíveis e em número suficiente a partir de células da pele obtidas de cada doente.

– Your Pocket Nutritionist: É uma webapp de recomendações automáticas que pretende ser um nutricionista de bolso, informando e educando o utilizador, desmistificando as áreas da nutrição, alimentação e fitness, de modo a permitir o alcance de um estilo de vida saudável.

MATERIAIS E INDUSTRIA

Graphenest – Advanced Nanotechnology: Desenvolvimento e comercialização de método inovador de baixo custo, para a produção de grafeno e compósitos avançados.

Matter sustainable and sensory design: É uma empresa destinada à produção e comercialização de produtos de materiais de revestimento a partir de resíduos e /ou subprodutos agro-industriais.

WEStoreOnTEX: Produz um tecido leve e flexível que armazena energia para alimentar dispositivos eletrónicos e sensores integrados na própria roupa.

PRODUTOS

– UZME Everywhere: Desenvolveu um produto inovador que permita aquecer comida de forma autónoma, sem recurso à eletricidade ou gás.

InfiniteBook: Criou um quadro branco em forma de caderno que permite escrever e apagar infinitamente.

K-NINE Healthy Chews: Criou um biscoito para cães que necessitam roer para se manterem ocupados, fazer exercício, ocuparem o cérebro e não roerem objetos impróprios. É saudável e o mais seguro do mercado.

SERVIÇOS

– Smartforest: Monitorização inteligente de incêndios florestais, com auxílio de dados ambientais, em tempo real através de uma rede ad hoc descentralizada de sensores sem fio.

Footwizzi: Venda online de artigos de calçado de marcas novas ou das mais inovadoras no mercado, mas também de sapatarias de rua.

– Cohomy: Especializada nos conceitos de CoLiving e Nomadismo Digital, pretende agregar pessoas com o mesmo estilo de vida de work live travel, interessadas na partilha de alojamento, vencendo barreiras geográficas.

nNo total, o concurso Montepio Acredita Portugal, o maior concurso de empreendedorismo a nível nacional e segundo maior do Mundo, recebeu 12.983 candidaturas. O maior número de projetos submetidos está relacionado com as áreas da Indústria de Alta Tecnologia (1.410 projetos), seguidos do Comércio e Retalho (1.368), Restauração (1.289), Turismo (867) e Saúde (732).

O concurso promovido pela Acredita Portugal e pelo banco Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) tem como objetivo apoiar ideias, projetos e negócios promissores de qualquer cidadão, independentemente da idade e do nível de formação. A participação permite o contacto direto entre candidatos e especialistas e mentores, investidores, assim como o acesso a formação personalizada e a oportunidade de integrar um programa de pré-aceleração.n nA cerimónia de entrega de prémios acontece a 2 de junho de 2017. O concurso conta, entre outros, com parceiros como a CEMG, a Brisa, KCS IT, Creative Minds, SayUConsulting, Fundação PT, Microsoft, Sage, SIC Notícias e DNS.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

8 + four =