Europa à procura de “Ideias Que Marcam”

O concurso ‘Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam’ pretende proporcionar a potenciais empreendedores a oportunidade de apresentarem a sua ideia de negócio a instituições que financiam, acompanham e apoiam a criação de novos projetos. Após um processo de formação, os participantes deverão ser capazes de, em apenas dois minutos, conseguir motivar potenciais investidores. No final do concurso são escolhidos dois vencedores, recebendo cada um o prémio de 5 mil euros.

Com esta iniciativa, que já está na sua terceira edição, a Representação da Comissão Europeia em Portugal pretende dar visibilidade e oportunidade a empreendedores com projetos em diferentes fases de desenvolvimento, disponibilizando ferramentas que podem marcar a diferença na evolução das suas atividades. As candidaturas estão abertas de 25 de janeiro a 21 de fevereiro de 2016 e as inscrições devem ser feitas online na página oficial da Bolsa do Empreendedorismo.

O ConcursonPara o concurso só serão admitidos projetos que se integrem nas áreas temáticas do programa ‘Horizonte 2020’ da União Europeia. Cada candidato deverá declarar expressamente, no formulário de candidatura, a adequação do seu projeto a uma ou mais das seguintes áreas:

  • Saúde, alterações demográficas e bem-estar;n
  • Segurança alimentar, agricultura sustentável, investigação marinha e marítima e bioeconomia;n
  • Energia segura, não poluente e eficiente;n
  • Transportes inteligentes, ecológicos e integrados;n
  • Ação climática, eficiência na utilização de recursos e matérias-primas;n
  • Sociedades inclusivas, inovadoras e seguras.

    A iniciativa da Comissão Europeia procura diferenciar-se de outros concursos já existentes, quer pelo foco nas temáticas prioritárias das políticas europeias estabelecidas para o Horizonte 2020, mas também por um maior orientação para o papel da marca e do marketing em cada projeto.

    O concurso ‘Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam’, terá 4 momentos distintos e progressivos de capacitação:

    1 – Bootcamp – Será o primeiro momento de triagem dos projetos, mas também de interação entre os participantes. Em ambiente informal e dinâmico, os 24 projetos selecionados na fase de candidatura terão um primeiro contacto com diversas ferramentas de gestão necessárias ao desenvolvimento dos seus projetos, abordando temas como construção de projeto, propriedade intelectual, liderança e gestão de equipas, criatividade e comunicação. Será também a primeira oportunidade para apresentarem, em formato Pitch, o seu projeto. No final da sessão serão selecionados 16 projetos para passagem à fase seguinte.

    2 – Formação – Ao longo de 5 sessões de formação, os concorrentes, representando os 16 projetos selecionados, vão transformar a sua ideia numa síntese (o Elevator Pitch) que definirá o conceito num projeto rentável e integrado nos valores e significados para os segmentos do mercado alvo.

    3 – Coaching – Nesta fase, os concorrentes dos 16 projetos selecionados terão acesso a sessões individuais de coaching para resolverem questões relacionadas com o conteúdo dos projetos e com foco na apresentação aos investidores, por forma a poderem treinar as suas competências para a final do concurso.

    4 – Final – A escolha dos vencedores do ‘Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam’ acontecerá durante a ‘Bolsa do Empreendedorismo 2016’ onde os finalistas apresentarão o pitch do seu projeto aos responsáveis pela gestão de fundos comunitários, incubadoras empresariais, business angels, bancos, empresas e potenciais outros potenciais investidores.

    A prova é constituída por duas apresentações (Elevator Pitch) intercaladas por feedback de um júri de especialistas em gestão, capital de risco, finanças, tecnologias, propriedade intelectual, marketing e liderança. A segunda apresentação definirá os dois vencedores do concurso, nas duas dimensões concorrentes: Empreendedores Consolidados e Empreendedores Nascentes que arrecadarão o prémio monetário de 5 mil euros cada.

    Porém, não são apenas os premiados que retiram benefícios da sua participação, uma vez que todos os participantes no Bootcamp beneficiam de um processo de formação em áreas relevantes do empreendedorismo, e todos os projetos finalistas recebem feedback de elevada qualidade.

    Bolsa do EmpreendedorismonO concurso ‘Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam’ é a primeira fase de uma iniciativa mais alargada que, além do concurso de ideias, integra ainda o evento ‘Bolsa do Empreendedorismo’, que terá lugar a 9 de maio, e o concurso de empreendedorismo ‘Canvas – ProjetosQueMarcam’, que será lançado também nesse dia.

    Os destinatários são todos os cidadãos ou residentes na União Europeia com uma ideia original, com potencial de mercado e de criação de emprego e empreendedores que desejam aconselhamento em ideias de negócio já validadas, mas que ainda não tenham iniciado atividade empresarial. Serão admitidos a concurso pessoas singulares, maiores de 18 anos (na data limite de entrega da candidatura), cidadãos ou residentes nos Estados Membros da União Europeia.

    Através destas iniciativas, a Representação da Comissão Europeia em Portugal pretende envolver o maior número de entidades, instituições e pessoas que fazem parte do ecossistema do empreendedorismo em Portugal e possibilitar o acesso e acompanhamento personalizado dos empreendedores, ajudando-os a levar as suas ideias da fase de ‘laboratório’ ao mercado.

  • COMPARTILHAR
    Artigo anteriorInventor também é startup!
    Próximo artigoVocê quer um milagre? Seja o milagre!
    José Mendes
    Jornalista e formador. Sou um entusiasta das relações humanas e interesso-me particularmente por questões de liderança e problemáticas organizacionais.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor escreva o seu comentário!
    Por favor coloque o seu nome aqui

    14 − 11 =