Foque-se no essencial

Manter o foco é essencial no empreendedorismo
Foto: Pixabay

“Foque-se no essencial!” Quantas vezes já ouviu esta frase? Pois bem, sabemos que esta frase tem muito de verdade e também encerra em si um dos ensinamentos mais sábios do mundo do empreendedorismo.

No mundo de hoje, qualquer distração pode ser fatal no desenvolvimento de qualquer negócio. Todo o marketing e estratégia associada ao branding corre o risco de cair em vão se o nosso foco não estiver orientado para onde deve.

Focar-se no essencial até pode ser algo relativamente simples de se dizer – o mais complicado é aplicar convenientemente esta máxima – que de simplista pouco tem, mas que transporta em si uma força mental que transmite ao nosso cérebro a mensagem correta do que ele tem de fazer.

Os empreendedores sabem que diariamente existem desafios para serem ultrapassados. Não é a mesma coisa para quem trabalha por conta de outrem, salvo o devido respeito, cujo foco está no vencimento ao final de cada mês, deixando o trabalho para segundo plano.

qualquer distração pode ser fatal no desenvolvimento de qualquer negócio

Um empreendedor tem obrigatoriamente de se focar no essencial e deixar o acessório para segundo – ou até terceiro plano – porque na maior parte das vezes o que é acessório serve para distrair e retirar a atenção do que realmente importa. Até porque, normalmente, o trabalho de um empreendedor está orientado aos resultados e o seu salário é construído diariamente.

Uma forma de manter o foco e a concentração, é tirar 10 minutos por dia para respirar um pouco, oxigenando o cérebro com a prática diária de métodos simples de reprogramação emocional. Outra forma é gerir as situações de stresse com a calma necessária para enxergar as soluções de que precisa para resolver determinada tarefa, por exemplo através de um desporto de equipa.

Uma alimentação correta, a leitura de livros da área do desenvolvimento pessoal, a escuta de podcasts ou audiolivros motivacionais são outras técnicas para não perder o foco e claro, ganhar uma nova energia para o novo dia que se avizinha.

Sei que por vezes, nem sempre se afigura fácil esta premissa de manter o foco, mas garanto que, se a aplicar corretamente, mais ganhos irá beneficiar na sua jornada no mundo do empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × two =