A Google vai lançar serviço de táxi sem condutor

A Waymo, a empresa que resultou do Projeto de Carro Autónomo da Google vai lançar um serviço de transporte em carros sem motorista. Depois de anos de testes de veículos sem condutor, mas com um humano ainda em frente ao volante, a Waymo vai passa a uma nova etapa de testes transportando passageiros, sem ninguém no lugar do condutor.

John Krafcik, CEO da Waymo, anunciou no Web Summit, que a tecnologia de carros autónomos está suficientemente desenvolvida para dar um novo passo. “Após mais de oito anos de testes e desenvolvimento, estamos prontos para desbloquear o potencial da tecnologia totalmente autodirigida, para que possamos tornar mais fácil e segura” a deslocação em automóvel.

O responsável da empresa de automóveis autónomos lembrou que “hoje, mais de 1,25 milhões de pessoas morrem em acidentes rodoviários em todo o mundo a cada ano”, “a tecnologia totalmente autónoma tem um enorme potencial para salvar vidas, melhorar a qualidade de vida e tornar o transporte mais acessível, especialmente para aqueles que não conseguem ou não podem conduzir”, sublinhou.

A Waymo, começou como o projeto de automóvel autodirigido da Google em 2009, depois de uma fase de testes onde os veículos se conduziam sozinhos, embora mantendo uma pessoa no lugar do condutor, os testes passaram a avaliar a condução dos carros sem ninguém a bordo. Agora a Waymo anuncia uma nova etapa: o transporte de passageiros, sem ninguém no lugar do motorista.

Para esta nova fase de testes, a Waymo vai convidar o público a usar os carros autónomos nas suas vidas quotidianas – para se deslocar para o trabalho, levar as crianças para a escola ou sair à noite. O programa piloto vai decorrer em Phoenix, nos Estados Unidos e está aberto a todas as pessoas que se queiram inscrever.

John Krafcik explicou que este é o primeiro passo em direção ao objetivo da Waymo de lançar um serviço sem condutor, disponibilizando uma frota de veículos autodirigidos que ficarão disponíveis ao público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty − fourteen =