Hackathon da Daimler em Lisboa apoia projetos de Mobilidade

O Hub Tecnológico da Mercedes em Lisboa vai promover o Mobility Hack Lisbon, com 15 mil euros em prémios.
Foto: Pixabay

O Hub Tecnológico da Mercedes em Lisboa vai promover o Mobility Hack Lisbon, com 15 mil euros em prémios. O evento quer desafiar principiantes e especialistas no tema do Blockchain para a resolução de desafios de mobilidade.

O Hackathon é uma iniciativa da Mercedes-Benz.io e da Daimler Trucks & Busses Tech and Data Hub e vai decorrer a 17 e 18 de Novembro, em Lisboa. As 3 melhores equipas vão ganhar um prémio no valor de 15 mil euros, sendo que 10 mil euros serão atribuídos ao projeto que ficar em primeiro lugar; 3 mil euros para quem fica em segundo; e 2 mil euros para quem ficar em terceiro lugar.

Podem participar no Hackathon pessoas com competências de programação, design ou desenvolvimento de produto, mas de preferência com alguma experiência com projetos relacionados com blockchain. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 12 de novembro em mobilityhacklisbon.io.

O programa desenvolve-se em três desafios:

  1. Como é que o blockchain pode ajudar a criar confiança em todos os stakeholders, para que os veículos consigam ser verdadeiramente autónomos?
  2. Como é que podemos melhorar a infraestrutura para suportar o crescimento dos veículos elétricos?
  3. Como se podem criar mais e melhores alternativas de carsharing?

Gonçalo Sequeira, responsável pelo recrutamento da Mercedes-Benz.io em Lisboa explica que “o objetivo foi criar desafios abertos que apelem à criatividade das pessoas que se interessam por estes temas”.

O evento visa estimular a comunidade crescente na área de Blockchain, dar-lhe espaço para fazer networking, aprender e desenvolver novos desafios em conjunto.

A Mercedes-Benz.io instalou o seu hub tecnológico em Lisboa, o ano passado, ao passo que a Daimler Trucks & Busses Tech and Data Hub (hub tecnológico da divisão de pesados da Daimler), chega agora também a Portugal. Para Daniela Moczijdlower, CFO da Daimler Trucks & Busses Tech and Data Hub, “estamos a viver um momento único em Lisboa e queremos centralizar os serviços digitais do grupo, também na área dos veículos comerciais”.

Também Alexandre Vaz, Managing Director da Mercedes-Benz.io reforçou a importância deste evento para o hub da Mercedes-Benz.io em Lisboa: “a partir do próximo ano vamos ter uma equipa dedicada ao blockchain. Este hackathon é importante para nos darmos a conhecer aos programadores e às pessoas que estão interessadas nesta tecnologia ao mesmo tempo que percebemos como a comunidade do blockchain se está a desenvolver”.

O Mobility Hack Lisbon conta também com o apoio da Startup Lisboa e, segundo Miguel Fontes, contribuirá para a mobilização da comunidade empreendedora de Lisboa “que tem a capacidade de resolver desafios”.

O evento irá decorrer nas instalações das Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

8 + twelve =