ImpacTrip inaugura hostel sustentável

ImpacTrip inaugura hostel
Foto: Natália Horinkova

Impact House é o primeiro hostel da ImpacTrip, o projeto empreendedor desenvolvido em Lisboa e que promove experiências de turismo sustentável. A ideia de criar um hostel partiu da necessidade de alojar os voluntários internacionais que escolhem a ImpacTrip para conhecer Portugal de uma forma diferente.

A empresa, criada em 2013, promove passeios com impacto social e ambiental, recorrendo a parcerias com instituições sociais para promover um turismo solidário. “A Impact House surgiu naturalmente quando a ImpacTrip procurava soluções para alojar os seus voluntários no verão”, explica Rita Marques que com Diogo Areosa fundou a ImpacTrip. O espaço cresceu com o envolvimento da Associação Resgate que, junta à sua vocação social, uma forma de ajudar à sua sustentabilidade financeira.

O hostel fica no bairro da Estrela, uma das zonas mais nobres da Lisboa antiga e conta com 42 camas dividias por nove quartos (cinco dormitórios, três duplos e um single), além de uma sala comum de estar e para fazer refeições, uma cozinha que os hóspedes podem usar livremente e um terraço com 72 metros quadrados.

A sustentabilidade do projeto assenta na economia circular e em parceria com dezenas de instituições locais que estão integrados na base do próprio funcionamento do Hostel. Alguns exemplos são a reciclagem de mobílias antigas e utilização de desperdícios de madeiras para mobilar os quartos; criação de uma loja para venda de produtos de instituições, doação de bens e partilha de oportunidades de voluntariado ocasional, produtos de limpeza ecológicos ou compras a granel.

Além disso, no terraço cresce uma horta vertical e foi criado um espaço para fazer compostagem de modo a aproveitar desperdícios de comida e até material como o cartão, para produzir fertilizante natural para a horta. Vão ainda acontecer várias atividades como ioga, workshops variados ligados à sustentabilidade e alguns eventos culturais e sociais, abertos à comunidade de forma gratuita.

Entre os projetos mais inovadores estão a criação de um ciclo fechado de transformação de embalagens de plástico em novos produtos com o envolvimento dos clientes, através de uma máquina movida por uma bicicleta.

Os valores variam entre os 15 e os 50 euros por noite, consoante a opção for dormitório ou quarto privado em quarto privado. O pequeno-almoço está sempre incluído.

A ImpacTrip nasceu após uma viagem pela Ásia, na qual Rita Marques descobriu que o turismo responsável era um mercado em crescimento. Conjuntamente com Diogo Areosa decidiu trazer a experiência para Portugal e, desde a sua fundação, tem atraído centenas de turistas e voluntários para experiências inovadoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fifteen + thirteen =