Facebook   Twitter   Google+   LinkedIn   
PORTUGAL     Portugal   Brasil   


12 conselhos para comunicar online

  Agosto 09, 2017 por Empreendedor.com

  Comentar

12 conselhos para comunicar online

Comunicar o seu projeto online não é o mesmo que comunicá-lo cara a cara. Na era digital, é fundamental que o empreendedor saiba como construir relações autênticas na Internet. Publicar conteúdos feitos a pensar nas pessoas e esquecer o medo de expor as suas vulnerabilidades, são apenas alguns dos conselhos que aqui deixamos para melhor comunicar e construir relações virtuais.

A forma como construímos as nossas relações mudou muito na era da Internet. Os nossos conteúdos (fotos, vídeos, áudio, artigos, atualizações de estado) alcançam muito mais pessoas do que alguma vez alcançariam cara a cara. Se for bem feito, este tipo de comunicação pode atrair pessoas com semelhantes formas de pensar, clientes e até colaboradores para os nossos negócios.

No entanto, como comunicadores da era digital, a maioria de nós ainda é uma espécie de adolescente à procura da sua voz, tateando para perceber quais os conteúdos mais adequados e a melhor forma de comunicá-los.

Alguns autores começam a evidenciar que o uso das redes sociais apenas como montras dos nossos sucessos, pode ter um efeito contraproducente, na medida em que quem nos lê, em vez de se sentir estimulado, pode experimentar desconforto, ou considerar-nos arrogantes. Pelo contrário, se mostrarmos as nossas vulnerabilidades, é maior a probabilidade de criarmos novos amigos e de estabelecermos relações autênticas, mesmo na Internet.

Esta arte de criar relações através do conteúdo é uma ferramenta que importa dominar. Não deixe por isso de ler os 12 princípios que todos deveríamos seguir para criar relações online enunciados por Michael Simmons, o autor do best-seller The Student Success Manifesto: How to Create a Life of Passion, Purpose, and Prosperity.

1. Escolha uma plataforma que reflita os seus pontos fortes
Cada forma de expressão (áudio, vídeo, texto, fotos) requer tempo para encontrar a sua voz. Algumas plataformas serão melhores para si. Quando dominar uma, experimente usar a seguinte.

2. Partilhe a sua história interna
Seja tão transparente quanto à sua história interna (aquela que reflete os seus desafios, aprendizagens, e que por isso não é percecionada pelos outros), quanto com a sua história externa (ou seja, a que é visível para os outros e que se reflete nos seus resultados e sucessos). Paradoxalmente, as coisas que mais tememos divulgar são muitas vezes as que mais nos aproximam dos outros.

3. Partilhe os seus insights
Aprofunde os seus insights (compreensão; discernimento; visão) sobre o mundo para que se tornem claros, convincentes e úteis para os outros, mais do que genéricos (por exemplo, “trabalha muito”, “segue a tua paixão”). Como executores, aprendemos as coisas conscientemente até que se tornam automáticas. Depois, esquecemo-las. Este sistema é bastante eficiente. No entanto, se quiser partilhar os seus insights únicos de forma a que sejam valiosos para as outras pessoas, precisa de desconstruir o que aprendeu.

4. Conheça as verdades pelas quais estaria pronto a morrer (ou a sacrificar-se)
Nas redes sociais, muitas vezes temos a tentação de criar uma versão de nós mesmos que pensamos ser a que os outros querem ver. Mas isso não reflete quem realmente somos. Ainda que possa resultar a curto prazo, essa prática acaba por fazê-lo sentir-se como uma fraude, e mais cedo ou mais tarde os outros vão descobrir inconsistências que farão com que deixem de depositar confiança em si. Identifique os valores que considera realmente importantes e aos quais se consegue manter persistentemente fiel.

5. Prepare-se para apresentar e não para conversar
Comunicar online é mais como fazer um discurso do que como conversar. Demore o tempo que for necessário para modificar a forma como se exprime, de modo a que ela reflita o seu modo de ser mais autêntico.

6. Aprenda a contar a sua história através do conteúdo que cria
Aprenda as técnicas dos contadores de histórias. Estamos habituados a prestar atenção e a compreender histórias. As grandes histórias têm padrões subjacentes, tais como ter um personagem principal e um guião com conflito, ponto de viragem e resolução.

7. Cultive o auto conhecimento digital
Dedique algum tempo a perceber como os seus conteúdos são interpretados. Tenha em conta que os mecanismos de feedback (comentários, likes e shares assim como o tom, linguagem corporal ou expressão facial de quem interage consigo) são completamente diferentes online. Mas o desafio da Internet é que a maior parte da sua audiência é invisível e não dá feedback. Se não tiver em conta esta falta de informação, pode estar a obter uma falsa imagem da realidade.

8. No início, responda a todos os comentários
Apenas uma pequena percentagem da sua audiência interage com os seus posts. Examine os prós e contras das diferentes abordagens e mantenha-se fiel. É muitas vezes importante, fácil e mais compensador ser muito ativo quando se está a começar. Mais tarde haverá mais comentários do que tempo para responder.

9. Foque-se no headline
As palavras mais lidas de tudo o que escreve serão as do seu headline. As segundas mais lidas, as da primeira frase. Invista o seu tempo tendo em conta estes factos.

10. Encontre a sua voz
Encontrar a sua voz requer prática. Deverá fazer a sua voz autêntica ressoar com a dimensão que uma audiência lhe dá.

11. Comunique como se estivesse a comunicar com um amigo (ou pelo menos um humano)
Trate as pessoas com tanta delicadeza e integridade quanto trataria um amigo.

12. Crie o conteúdo que gostaria de encontrar na net
Se tratar as pessoas como massas, elas responderão na mesma moeda. Crie conteúdo que possa interessar a pessoas que pensem como você, mesmo que não sejam muitas. Vai ver que vale a pena.

Já tem a sua presença online?
Num mundo cada vez mais digital, é importante ter uma presença online. O Empreendedor ajuda-o a criar a sua!

Quero obter mais informações!


Empreendedor.com
O Empreendedor.com é um portal de empreendedorismo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

Se gostas do que fazemos, ajuda a Comunidade do Empreendedor a crescer!

Fonte: www.forbes.com/sites/michaelsimmons/2014/09/09/how-to-win-friends-and-...
Autor: Empreendedor.com
Comentários

Sem comentários



Inserir novo comentário

Nome
Email
Título
Comentários
 
Junta-te à nossa comunidade!

image_1

EMPREENDEDOR.COM
Visão
Missão
Quem Somos
Estatutos Editoriais
Termos de Utilização
Política de Privacidade
INFORMAÇÃO
Agenda
Eventos
Sites
Livros
Coworks
Desafios
COMUNIDADE
Facebook
Google+
Twitter
Linkedin
Blog
Contato
PARCEIROS