Facebook   Twitter   Google+   LinkedIn   
PORTUGAL     Portugal   Brasil   


O Sarahah e a privacidade na internet

  Julho 31, 2017 por Mikael Araújo

  Comentar

O Sarahah e a privacidade na internet

A aplicação de mensagens anónimas que está a fazer furor entre os utilizadores de smartphones. O aplicativo foi lançado no inicio do ano e já teve mais de um milhão de downloads. Com ele é possível enviar e receber mensagens privadas e anónimas de amigos que depois, querendo, de podem partilhar no Twitter.

Apesar das muitas tecnologias de rastreamento utilizadas pelas autoridades, publicidade e empresas de dados, ainda é relativamente fácil para o público em geral permanecer anónimo na web - ainda mais se você quiser se divertir um pouco. Mas a novidade passa longe de ferramentas como o Tails, Tor, Firefox Focus ou abas anónimas. Trata-se do polémico mas – até o momento – febril, Sarahah.

O Sarahah tornou-se rapidamente um dos aplicativos mais populares na Apple Store dos Estados Unidos nos últimos dias, com mais de 1 milhão de downloads. A aplicação permite que os usuários recebam feedback anónimo dos seus amigos. Se formos procurar uma similaridade imediata, é como se fosse o Yahoo Aswers, sem a possibilidade de réplica. Ou seja, os usuários não podem interagir com os comentários de suas mensagens. Outras similaridades, para os mais atentos a este tipo de aplicações, são o Curious.cat ou Ask.fm.

Sendo um grande sucesso desde seu lançamento em fevereiro de 2017, o app já é febre no Oriente Médio e norte da África. A onda só começou a chegar ao ocidente na última semana, nomeadamente ao Brasil e Estados Unidos.

O intuito original do aplicativo é o de fazer com que os usuários possam enviar “mensagens anónimas de conteúdo positivo”. Até aí, tudo bem. Mas com a paixão do brasileiro pelas mídias sociais, a ferramenta já está sendo utilizada para a paquera e o disparo das famosas “cantadas”.

Aqui no Brasil, ao invés dos outros países, a reclamação dos usuários não têm sido os casos de cyberbullying - temor dos pais, psicólogos e psicoterapeutas, mas o contrário. Os brasileiros têm reclamado bastante do fato de não poderem responder as mensagens. A equipe do Sarahah já informou que já está trabalhando em uma solução. Seria um interesse no grande mercado brasileiro?

Abaixo, alguns exemplos de mensagens enviadas pelos brasileiros no Sarahah:

nome

Brincadeiras à parte, ferramentas como o Sarahah (que em Árabe, significa franqueza) podem nos dizer muito a respeito de como o público e até nós mesmos lidamos com a privacidade. A repentina popularidade da app no Brasil nos indica que, pelo menos por enquanto, os usuários do país não estão se preocupando muito com isso.

Imagens: Apple Store e Google Play

Feira de Empreendedorismo de Lisboa
Mais de 4.000 participantes

24 oradores - 70 Expositores - 18 atividades
Obrigado pela sua presença!

Mikael Araújo  (Consultor de empresas e especialista em Marketing Digital)
Empreendedor, consultor de empresas e especialista em marketing digital. Um apaixonado por tecnologia, inovação e empreendedorismo que acha que esta tríade pode ser a solução para alguns dos grandes dilemas de nossa sociedade.

Se gostas do que fazemos, ajuda a Comunidade do Empreendedor a crescer!

Autor: Mikael Araújo
Tags: None
Comentários

Sem comentários



Inserir novo comentário

Nome
Email
Título
Comentários
 
Junta-te à nossa comunidade!

image_1

EMPREENDEDOR.COM
Visão
Missão
Quem Somos
Estatutos Editoriais
Termos de Utilização
Política de Privacidade
INFORMAÇÃO
Agenda
Eventos
Sites
Livros
Coworks
Desafios
COMUNIDADE
Facebook
Google+
Twitter
Linkedin
Blog
Contato
PARCEIROS