Facebook   Twitter   Google+   LinkedIn   
PORTUGAL     Portugal   Brasil   


5 habilidades que todo empreendedor precisa desenvolver

  Agosto 16, 2017 por Thayná Oliveira

  Comentar

5 habilidades que todo empreendedor precisa desenvolver

No mundo dos negócios, existem algumas habilidades que são essenciais a todo empreendedor, seja qual for o ramo em que trabalhe. Algumas são diferenciais competitivos, outras são essenciais e contribuem para o sucesso da empresa.

Para o ajudar na sua jornada empreendedora, separamos aqui 5 habilidades básicas que, se bem trabalhadas, farão toda a diferença no seu negócio. Leia cada uma delas atentamente e reflita quais são você já tem e quais ainda precisa desenvolver.


1. Planeje estrategicamente
Pensar estrategicamente é indispensável. O empreendedor que quer ir longe com seu negócio precisa de uma boa estratégia. Use ferramentas, desenvolva projetos e crie oportunidades. O segredo é olhar estrategicamente para tudo que puder gerar bons negócios.

Saber para onde ir é um grande começo. Ter metas e objetivos bem traçados é muito importante, mas não é tudo. Você precisa desenvolver um caminho para chegar lá. E é aí que entra o planejamento estratégico, ele significa a melhor escolha do caminho, rumo aos seus objetivos.


2. Arrisque
A coragem de arriscar é uma característica que precisa estar presente no dia-a-dia do empreendedor. Muitas vezes, grandes oportunidades estão cercadas de riscos e quem não tem coragem de enfrentá-los pode perder várias chances.

Todavia, é preciso estudar bem sob quais ameaças você estará exposto. Correr riscos que não são calculados pode ser prejudicial para seu negócio. Dessa forma, a melhor solução pode estar no equilíbrio entre coragem e cautela.

É importante sempre ter um Plano B. Assim, mesmo que algo não dê certo, você terá uma saída que já foi pensada com antecedência.


3. Tenha tato
Seja no meio digital ou real, uma habilidade que todo empreendedor precisa ter é saber lidar com pessoas. Elas são o cerne de qualquer negócio. Seja como clientes, fornecedores ou parceiros, as pessoas sempre vão fazer parte da sua jornada. Para ser bem-sucedido neste âmbito, o tato é uma habilidade essencial.

Tato ao falar, ao repreender e até mesmo ao elogiar. Todo empreendedor precisa ter sensibilidade para conviver com seus colegas de trabalho e parceiros de negócio. Sem essa habilidade você parecerá grosseiro e o máximo que conseguirá conquistar será o medo e a raiva das pessoas. Por isso, trate todos da melhor maneira possível sempre.


4. Saiba lidar com investimentos
Muito se fala sobre fluxo de caixa, capital de giro e outros pontos essenciais para manter a saúde financeira de uma empresa. Porém, saber fazer bons investimentos também é de extrema importância para quem quer ver o negócio prosperar.

Essa é uma habilidade muito interessante por não ser algo natural ao ser humano. Principalmente no Brasil, onde não há o hábito de se ensinar sobre investimentos desde a infância. As pessoas não nascem investidoras, elas se tornam. Para isso, é preciso estudar o mercado, seu funcionamento e tendências, assim o empreendedor pode encontrar os melhores investimentos para si próprio e para sua empresa.


5. Seja criativo e inovador
Duas palavras muito comuns a este século. A realidade é que elas não mentem: ser criativo e inovador, desde os pequenos processos da empresa até os maiores, é uma necessidade real.

Criatividade não se resume a criar coisas bonitas e planos legais, essa habilidade também é essencial para a solução de problemas. Já a inovação é o ‘carro-chefe’ do século. Processos obsoletos e empresas antiquadas acabam perdendo espaço. É preciso abrir as portas e a mente para o novo e também para o tecnológico. Criar e inovar pode ser um grande diferencial competitivo.


Depois de refletir sobre cada uma dessas habilidades, faça uma análise de si mesmo e do seu negócio. Avalie o que precisa ser desenvolvido. Todos teremos pontos para melhorar sempre.

Fazendo um bom uso de todas as habilidades que citamos, você estará bem mais próximo de conquistar os sonhos que estabeleceu para o seu negócio.

Feira de Empreendedorismo de Lisboa
Mais de 4.000 participantes

24 oradores - 70 Expositores - 18 atividades
Obrigado pela sua presença!

Thayná Oliveira
Graduada em Relações Públicas, integrante da equipe de comunicação da Toro Radar, é responsável pela comunicação e relacionamento da empresa com parceiros em todo o país.

Se gostas do que fazemos, ajuda a Comunidade do Empreendedor a crescer!

Autor: Thayná Oliveira
Tags: None
Comentários

Sem comentários



Inserir novo comentário

Nome
Email
Título
Comentários
 
Junta-te à nossa comunidade!

EMPREENDEDOR.COM
Visão
Missão
Quem Somos
Estatutos Editoriais
Termos de Utilização
Política de Privacidade
INFORMAÇÃO
Agenda
Eventos
Sites
Livros
Coworks
Desafios
COMUNIDADE
Facebook
Google+
Twitter
Linkedin
Blog
Contato
PARCEIROS