Inovações que revolucionam o setor de vendas

e-commerce, a nova tendência nas vendas
Foto: Pixabay

O modelo de compras está cada vez mais diferente. Se antes era preciso que o cliente se deslocasse até os centros comerciais hoje, através do e-commerce, é possível adquirir quase qualquer produto sem ao menos sair de casa. A integração entre lojas físicas e virtuais é o grande segredo para potencializar a sua receita e aumentar a base de clientes.

Então que tal conhecer algumas inovações que revolucionam diariamente o setor de vendas? Confira agora mesmo!

Interfaces humanas e atendimento personalizado

Por mais que o cliente prefira comprar o seu produto no e-commerce, é imprescindível que ele sinta-se próximo da sua loja para estimular a confiança. Por isso, investir em interfaces humanas é essencial para criar um canal de atendimento rápido e seguro.

Os chat bots são aquelas caixas de atendimento que aparecem assim que você acessa um site. Eles contam com foto e nome do atendente e enviam mensagens como “Posso ajudar?” logo no primeiro contato do usuário, fazendo com que ele se sinta bem-vindo na página e possa contar com a ajuda caso surja qualquer dúvida.

Além disso, os chat bots ajudam o Google a aumentar a relevância da sua página, assim você tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados de uma pesquisa.

Redes sociais

A experiência online no setor de vendas vai muito além da mera compra. É preciso que o cliente sinta uma conexão com a loja, identificando-se com a marca e promovendo um certo estilo de vida de acordo com a sua filosofia.

As redes sociais são o melhor canal para isso. Fanpages no Facebook e no Instagram permitem a divulgação de seus produtos de maneira divertida e informal, criando conteúdo que promove o engajamento, aumenta sua exposição online e cria uma verdadeira base de clientes.

Além disso, as novas atualizações dessas plataformas trouxeram inovações importantíssimas para o e-commerce. O Marketplace do Facebook permite a compra de produtos diretamente na rede social, enquanto o Instagram criou a possibilidade de incluir links para os produtos na própria foto.

Então que tal investir nessas mídias digitais para aumentar as suas vendas?

hoje, através do e-commerce, é possível adquirir qualquer produto sem sair de casa

Call tracking

O call tracking é uma tecnologia inovadora que ajuda a medir o sucesso de campanhas digitais. Ele funciona como uma forma de rastrear o cliente, ajudando você a entender qual foi o caminho traçado até a sua loja.

Atualmente, várias soluções vem ganhando cada vez mais market share. Um caso mais recente é a da Phone Track, segundo Carlos Castilho Jr – diretor de marketing da empresa, é criado um telefone secundário que é incluso em suas plataformas digitais. Quando o cliente liga para esse número, ele automaticamente é redirecionado para o seu telefone de contato principal e as informações são gravadas no sistema de call tracking.

Com esses dados, é possível identificar quais são as suas “zonas” mais quentes, ou seja, quais são as mídias que mais atraem os seus clientes atuais e potenciais. Além disso, é possível gravar a ligação, coletar dados de contato dos usuários para a geração de leads e aproveitar outros benefícios do sistema para aumentar as chances de que o usuário compre os produtos que você oferece.

Aplicativos para smartphones

Você sabia que a maior parte dos acessos é realizada por smartphones e tablets? Por isso é tão importante investir na adaptação de sites para a versão mobile, tendo em mente que a experiência de navegação deve ser sempre igual ao desktop.

Para o setor de vendas, é importante considerar os aplicativos para smartphones como uma ótima forma de atrair os clientes. Muitas lojas de varejo apostam nessa tecnologia para disponibilizar os seus produtos nos aplicativos e criar um canal de compra seguro e que está ao alcance dos clientes o tempo todo.

Quando o usuário baixa o seu aplicativo, você garante que pode enviar notificações sobre novos produtos sempre que precisar, ou seja, você nunca sai do radar desse cliente.

Uma boa dica é usar os aplicativos para criar clubes de fidelidade e divulgar promoções que aumentam a proximidade que a sua marca tem com os seus clientes finais.

Gostou do artigo? Então deixe um comentário abaixo e aproveite para compartilhar em suas redes sociais!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorQual é o seu Branding?
Próximo artigoStartup Voucher 2018
Mikael Araújo
Empreendedor, consultor de empresas e especialista em marketing digital. Um apaixonado por tecnologia, inovação e empreendedorismo que acha que esta tríade pode ser a solução para alguns dos grandes dilemas de nossa sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

8 − three =