InvestBraga debate soluções para captar talento

Foto: InvestBraga

Identificar soluções para captar talento e colmatar as necessidades de recursos humanos qualificados e especializados nas empresas do Concelho de Braga foi o tema da sessão que decorreu na sede do Grupo Primavera.

O encontro foi promovido pela InvestBraga, no âmbito da iniciativa dos Embaixadores Empresariais de Braga, e contou com as presenças do presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, dos fundadores do Grupo Primavera, José Dionísio e Jorge Baptista, do  Pró-Reitor da Universidade do Minho, Filipe Vaz, do Delegado da Região Norte do IEFP, António Leite, e de vários empresários, Embaixadores Empresariais Braga, que representam os diversos setores de atividade da região.

O objetivo desta sessão passou por debater as soluções para captar talento para o Concelho através de propostas concretas, tais como captar o interesse da comunidade emigrante para a necessidade de recursos humanos, criar parcerias com a Universidade do Minho para atrair alunos do Mestrado para as empresas, promover a colaboração com pessoas ou entidades com experiência promocional de outras regiões, discutir soluções de financiamento que permitam desenvolver os projetos debatidos na região.

Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, salientou o trabalho já realizado pela InvestBraga desde a sua fundação, em março de 2014, em articulação com a Universidade do Minho, o Instituto de Emprego e de Formação Profissional, a Câmara Municipal e várias empresas da região, na criação de programas e ações de formação de novos quadros e perfis ajustados à procura, bem como a importância de programas de requalificação  como o Qualifica IT para responder às necessidades das empresas e aumentar os níveis de empregabilidade e de investimento no concelho. Mas realçou a necessidade de criação de uma estratégia de ação conjunta, que teve desenvolvimentos positivos nesta reunião.

“O encontro de hoje permitiu a definição de um plano de retenção e atração de talento para Braga, para que a região continue a seduzir os investidores que já cá estão e capte novos investidores. Vamos agora trabalhar num plano de acção muito concreto. Uma das iniciativas passa por identificar os sectores que necessitam desta requalificação, de forma a propor planos de renovação desses mesmos sectores. Queremos perceber que necessidades são essas. O plano inclui ainda mais iniciativas e mais medidas que estejam alinhadas com as necessidades das empresas”, afirmou o presidente da InvestBraga.

Carlos Oliveira referiu ainda que “a falta de mão-de-obra qualificada é um problema mundial. A InvestBraga, a Universidade do Minho e o IEFP têm trabalhado na requalificação de recursos humanos de modo a instruir pessoas para áreas de grande empregabilidade. Outro ponto desta estratégia passa pelo regresso a Portugal de jovens que saíram do país por falta de oportunidades de emprego, o que já é uma realidade visível”.

Os Embaixadores Empresariais são um grupo de empresas de referência da região, que têm como objetivo divulgar os fatores de atratividade económica do município e, incentivar a dinamização da economia local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × 5 =