Kessy e Zurire Unzeta: “Temos orgulho no que fazemos”

O exchange teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e resultou de uma parceria entre a Plataforma para a Educação do Empreendedorismo em Portugal (PEEP) e a Bagabaga Studios e o resultado desse projeto é agora exposto online num conjunto de testemunhos de mulheres que conseguiram ‘dar a volta’ tornando-se empresárias.nParte desse trabalho fica revelado nos testemunhos de nove projetos realizados por mulheres empreendedoras, como, por exemplo Kessy e Zurire Unzeta, peruanas, em Portugal desde 2001, de 28 e 31 anos, proprietárias de loja de bijuteria.

Na loja de Kessy e Zurire tudo é feito à mão. Além de uma paixão da adolescência, as duas irmãs encontraram na bijutaria artesanal uma alternativa ao que já existia no mercado. Com a ajuda da mãe, as poupanças que tinham e o recurso ao microcrédito abriram a primeira loja da Missangas & Companhia, no Chiado, em Lisboa.

Hoje contam já com quatro estabelecimentos mas garantem que o início não foi fácil: trabalhavam dia e noite só para pagar as despesas, sem poderem tirar um ordenado para si. A idade fez com que muitos não as levassem a sério ou as tentassem enganar, mas, quando olham para trás, garantem sentir-se orgulhosas.

A PEEP – Plataforma para a Educação do Empreendedorismo em Portugal é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), que tem como missão promover o desenvolvimento e a implementação de programas de apoio à educação e formação para o empreendedorismo, através de projetos de investigação e capacitação, e do acompanhamento do processo de desenvolvimento de políticas públicas. Os vídeos foram realizados pela produtora Bagabaga Studios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 × one =