Marketing: Resultados sem consistência e persistência?

Tradicionalmente as empresas que investem em marketing de forma continuada, são as grandes marcas. As pequenas empresas, raramente investem o seu tempo e esforço neste tipo de ações, precisamente porque sabem que o impacto é reduzido em ações isoladas e consideram que não têm dinheiro para investir em ações de longa duração. Mas podemos ver a questão ao contrário, porque o retorno é garantido quando há continuidade, logo investir a longo prazo, garante um fluxo de clientes crescente, e consequentemente o esforço financeiro reduz-se proporcionalmente com o passar do tempo.

Um marketing eficaz acompanha a pessoa de forma continuadanA questão é que as empresas entendem as ações de marketing como campanhas comerciais e, claro, nem todas têm constantemente promoções para fazer. Não é disso que estamos a falar. Para assegurar resultados, precisamos implementar uma estratégia de marketing que nos aproxime do cliente e que faça com que ele nos veja como um aliado em vez de fornecedor, como alguém que tem algo para dar, em vez de estar sempre a pedir.

Entre o momento em que um potencial cliente se interessa por um produto e o momento em que o compra, pode decorrer apenas um mês ou 3 anos. Um marketing eficaz acompanha a pessoa ao longo de todo esse processo, nutrindo, mimando, sem permitir que ela se esqueça de nós.

Nesse intervalo de tempo, temos oportunidade de dissipar dúvidas e instalar outras, de aprofundar necessidades e de perceber exatamente o que é que o cliente precisa para tomar a sua decisão. E a cada ‘7 vagas’, podemos enviar informação mais comercial, medindo assim o crescente grau de interesse e preparação para a compra.

Entregar clientes à concorrêncianA maioria das empresas desiste destes clientes a meio deste processo, esquecendo-se de que o trabalho de acompanhamento que fez, por muito pouco que tenha sido, vai beneficiar as marcas concorrentes que vão receber agora, um cliente mais interessado, mais preparado e mais esclarecido.

Marketing é uma aposta forte, e pode-se ter dinheiro ou não para investir nele, mas fazendo-o, devemos fazê-lo com continuidade, partilhando conteúdos, lançando campanhas, medindo resultados e corrigindo estratégias, conscientes que estamos a trabalhar para arranjar clientes já, mas também a trabalhar para aqueles que vão ser nossos clientes no próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

10 + two =