25 C
Lisboa
Terça-feira, Julho 17, 2018

Visão

Acreditamos que a cooperação capacita os empreendedores para melhor atingirem os seus objetivos e cumprirem com a sua visão.  

Missão

O Empreendedor tem como missão proporcionar um ambiente que promova a cooperação entre indivíduos e organizações, incentivando o envolvimento da comunidade de empreendedores e a criação de novas parcerias. Consideramos esta cooperação imprescindível para a aquisição de know-how, competências e outros recursos indispensáveis ao desenvolvimento de projetos bem-sucedidos e sustentáveis.  

Estratégia

O Empreendedor propõe-se a estabelecer um ambiente de cooperação entre empreendedores através de uma estratégia baseada em 4 pontos-chave: Informar, Conectar, Colaborar e Partilhar.
  • Informar
Pretendemos criar uma rede de informação orientada para os empreendedores, aberta e colaborativa. Esta rede permitirá a pessoas e organizações adquirirem e partilharem know-how, competências e recursos, que as ajudarão a aumentar as possibilidades de sucesso dos seus projetos. A rede de informação será suportada por uma plataforma que comunicará com outras redes e projetos já existentes. Deste modo indivíduos e organizações terão acesso a informação atualizada e fidedigna, podendo também participar na evolução e crescimento da rede.
  • Conectar

Entendemos que os empreendedores não devem ficar isolados, a comunicação com outros é indispensável para um processo de empreendedorismo de sucesso. Pretendemos incentivar e facilitar a conexão entre empreendedores, de modo a trocarem ideias, conhecimentos, skills e experiências em áreas de interesse comum ou complementares.

Propomos fazê-lo através da seguinte forma: Usar a Rede de Informação para ligar empreendedores e projetos; Promover o networking através de metodologias participativas; Incentivar a criação de grupos de empreendedores em áreas comuns e/ou complementares; Manter uma base de dados de projetos, entidades e ferramentas atualizada; Promover parcerias com entidades ligadas ao empreendedorismo.
  • Colaborar
Entendemos que os projetos de empreendedorismo exigem competências e tarefas multidisciplinares que requerem bastante energia e tempo. Colaborar torna-se imprescindível sobretudo quando existe uma limitação de competências e recursos.

“No matter how brilliant your mind or strategy, if you’re playing a solo game,you’ll always lose out to a team.”

(Reid Hoffman, Co-fundador do LinkedIn)

Pretendemos incentivar a colaboração entre empreendedores promovendo o estabelecimento de parcerias formais ou informais, que resultem em partilha de informação, serviços ou de outros recursos. Acreditamos que assim teremos projetos mais fortes e sustentáveis, com menor risco para o empreendedor.

Vários são os exemplos de formas de colaboração: Criar e fomentar espaços de co-working e co-business; Dividir recursos físicos (escritórios, servidores, máquina de café); Dividir serviços (Internet, secretariado ou outros recursos humanos); Formar parcerias entre projetos, juntando sinergias e know-how; Unir esforços para a criação de projetos e empresas.
  • Partilhar
O Empreendedorismo pode ir mais além do que o simples objetivo da obtenção de lucro material. Acreditamos que também os empreendedores e as suas empresas podem ir mais longe, incluindo uma missão social no seu modelo de negócios. Podemos gerar Lucro Social quando das nossas atividades resultam benefícios tangíveis para as pessoas ou para o mundo em geral. Um exemplo de Lucro Social é a partilha. Acreditamos que a partilha e a entreajuda terão sempre um retorno positivo para o Empreendedor. Assim, pretendemos providenciar a indivíduos e organizações o acesso a uma rede de pares, que fomente a partilha entre empreendedores e as suas comunidades, gerando o benefício de todos.