O segredo dos empreendedores de sucesso? Preparar preparar preparar!

Tal como um atleta olímpico medalhado, os empreendedores que atingem o sucesso e ganham o seu prémio têm um importante segredo em comum: a preparação.

Quem deixa ao acaso o seu destino não pode esperar ver-se um dia no lugar de um empresário de sucesso. Tal como os atletas de alta competição, os empreendedores que atingem o sucesso são aqueles que apostam na preparação, tendo em conta os diversos aspectos do seu desempenho para atingir a máxima performance e confiando em especialistas, sempre que necessário, para os aconselhar. Eis alguns aspetos em que a preparação pode fazer toda a diferença.

Preparar para acreditar

Os empreendedores de sucesso são aqueles que, graças a uma auto-estima forte e equilibrada, conseguem ter controlo emocional, valorizar o seu trabalho e o dos outros, lutar contra a adversidade sem desanimar e visualizar a concretização dos seus objectivos a cada momento. Se o seu estado de espírito não é este, eis a boa notícia: a auto-estima pode ser treinada e melhorada. Pense na hipótese de falar com um coach que o ajude neste tipo de preparação para o sucesso.

Preparar a execução

Transformar essas ideias brilhantes que pairam na sua cabeça em projectos concretizados constitui um longo caminho e é fácil deixarmo-nos enredar em conversas sobre a estratégia a seguir, ou pensamentos abstratos. Os empreendedores de sucesso são aqueles que desde o primeiro momento passam da conversa à ação. Para fazê-lo, poder ser útil, depois de estabelecer o seu plano de negócios, usar um programa de gestão de projetos que lhe permita dissecar os objectivos de longo prazo em objetivos de médio e curto prazo, e ainda desmontar cada um destes em tarefas calendarizáveis que possa realizar e/ou delegar nos membros da sua equipa. Existem diversos programas de gestão de projetos online, alguns deles grátis desde que usados por equipas pequenas.

Preparar os seus dias

Os especialistas em produtividade aconselham que se prepare antecipadamente tudo o que se vai fazer. Os empreendedores de sucesso são aqueles que estabelecem antecipadamente as suas tarefas para o ano, o mês, a semana e o dia. Desta forma, é possível poupar tempo e recursos (por exemplo, se tem telefonemas para fazer, pode fazê-los todos de uma vez), mas sobretudo poupa a sua cabeça, que fica liberta para pensar no que é mais importante. Costumam também ter o hábito de realizar primeiro as tarefas de que menos gostam e sobretudo nunca, mas nunca, procrastinam.

Os empreendedores de sucesso são aqueles que estabelecem antecipadamente as suas tarefas

Preparar as reuniões

Imagine o atleta olímpico esquecer-se dos ténis em casa, ou chegar atrasado à corrida, ou ainda não ter bem fresco na cabeça o propósito da competição em que vai entrar. É mais ou menos isso que fazem os empreendedores que entram numa reunião sem estarem preparados. E se isto é grave numa reunião de equipa, ou com um fornecedor, é fatal numa reunião com um cliente ou potencial cliente. Os empreendedores de sucesso, aqueles que somam vendas e fazem crescer as receitas, são os que sabem identificar e qualificar as suas leads, e preparam antecipadamente as reuniões, conhecendo o seu interlocutor, levando os materiais necessários, conhecendo o caminho para a reunião, chegando cedo e adotando uma atitude profissional.

Tem outras ideias sobre como se preparar para ser um empreendedor de sucesso? Deixe os seus comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

five − 2 =