Os profissionais da mediação imobiliária também são empreendedores

Massimo Forte é antes de mais um italiano de Milão apaixonado pela área do imobiliário, que escolheu Lisboa para viver e trabalhar, centrando a sua atividade em toda a Península Ibérica. Colaborador regular do Empreendedor, Massimo Forte é licenciado em Gestão Imobiliária pela Faculdade ESAI – Escola Superior de Atividades Imobiliárias e Instrutor CRS (Council of Residential Specialists), ministrando os cursos REAP (Real Estate Advanced Practices). Desde 2009 é também Professor Convidado pela ESAI – Escola Superior de Atividades Imobiliárias, e Coordenador do MBA para Executivos em Mediação Imobiliária.

Este negócio que o fascina e que considera ser ‘de pessoas, para pessoas’ levou-o a escrever o livro que é também o resultado do seu percurso profissional e académico. Angariar para Vender ‘é o fruto da minha experiência de mais de 20 anos na Mediação Imobiliária, e o meu contributo para todas as pessoas que trabalham nesta atividade e que querem saber mais, ou estão a iniciar uma carreira no setor’.

Escrita de forma simples e direta, esta obra vai ao encontro das necessidades essenciais de qualquer profissional desta área, onde poderá encontrar as ferramentas mais relevantes para exercer a atividade de Mediação Imobiliária, seja como Mediador (broker) ou como Angariador (agente). O livro apresenta todos os passos do negócio, desde aprender a fazer um Plano de Negócio; elaborar um Plano de Recrutamento ou analisar todos os aspetos técnicos da Prospeção, Angariação e Venda, até à Fidelização do cliente. Ainda existe um capítulo dedicado a atividades complementares, como a Gestão de Arrendamentos e Gestão de Condomínios. ‘Não é um livro teórico, a prática está presente em todos os capítulos’ sublinha o autor.

n

nome

Após ter ultrapassado as 3000 cópias vendidas, Massimo Forte enriquece o seu livro com novos conteúdos, ‘a minha pretensão é de tornar este livro como o mais relevante da Mediação Imobiliária, por isso irei atualizá-lo sempre que possível e enriquecendo-o para que seja sempre útil ao longo do tempo’. A terceira edição já tinha tido uma atualização profunda com o desenvolvimento do Franchising e um novo capítulo sobre o Investimento Estrangeiro, nesta 4ª edição incluem-se também novos testemunhos.

Esta nova edição surge numa altura em que começa a fazer-se sentir a retoma do mercado imobiliário, depois de um período prolongado de apatia. ‘Eu não lhe chamaria crise, nem renascimento diria que o mercado imobiliário tem altos e baixos como qualquer outro mercado, provocando assimetrias e proporcionando sempre novas oportunidades’, sublinha Massimo Forte. ‘Os investidores estrangeiros, a reabilitação, o mercado de luxo e possivelmente os investimentos em alojamentos temporários são os nichos que mais cresceram nos últimos dois anos e eu acredito que continuarão a crescer. Contudo poderemos assistir também a um reaparecimento de um segmento médio/médio baixo, sustentado pela melhoria das condições bancárias’. n nSe as oportunidades de negócio são agora mais evidentes, a destreza na antecipação e a capacidade de adaptação dos Mediadores e Agentes imobiliários face ao mercado é essencial para definir os melhores profissionais. ‘A resiliência é, e será sempre, uma característica fundamental e inequívoca de qualquer empreendedor, e os profissionais da mediação imobiliária são acima de tudo empreendedores’. Não basta ficar simplesmente à espera que os clientes surjam, ‘cada vez mais são necessários profissionais com competências técnicas como: Prospeção, Angariação e Técnicas de Vendas, que, por sua vez, serão mais desenvolvidas e aperfeiçoadas pelas soft skill baseadas em inteligência emocional, presentes nas doutrinas de Programação NeuroLinguistica (PNL), Linguagem Corporal ou no Coaching’.

A 4ª edição do livro ‘Angariar para vender – Tudo Sobre A Mediação Imobiliária, um Negócio de Pessoas para Pessoas’ está à venda no site do autor, na rede nacional de lojas Fnac, e no site da Vida Imobiliária

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEmpresários querem mais proteção social
Próximo artigoSemana Nacional do Marketing
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

14 − seven =