Personal branding e coaching para jogadores de futebol

jogadores de futebol durante o treino
Foto: Pexels

O futebol é a grande paixão nacional. Não é para menos: segundo dados da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), temos em todo o território nacional, cerca de 662 times profissionais deste esporte. Entretanto, menos de 200 deles contam com uma agenda anual de competições.

Os times que estão em maior evidência são aqueles que participam com frequência dos grandes campeonatos. Estes, transmitidos pelos grandes veículos de comunicação no país, representam muito mais do que a oportunidade de vestir a camisa de um time dos sonhos. Mas, a chance de estar diante de patrocinadores, grandes marcas e de concretizar grandiosas realizações por meio do esporte.

Para a maioria dos atletas, essa parece ser uma realidade distante. No entanto, com muito planejamento, equilíbrio e trabalho é possível ter uma carreira consolidada como atleta. Estar em evidência é preciso para ser melhor visto por potenciais patrocinadores e afiliados. Além disso, o bom jogador de futebol é considerado um herói nacional. Fazer gol, alcançar o objetivo é sim, o fator de admiração por parte de todos os envolvidos numa partida de futebol.

Marketing esportivo

No Brasil, quantias milionárias são destinadas aos clubes de futebol e também aos atletas. Além do incentivo agregado ao esporte, os patrocínios também se destinam à grande veiculação midiática que esses eventos esportivos possuem. Especialmente, em se tratando do futebol: uma grande paixão dos brasileiros.

Para as marcas, é muito positivo apoiar iniciativas que fomentam o esporte e a cultura. No entanto, para que atletas, clubes e eventos culturais sejam apoiados, há uma série de procedimentos para escolher quais deles se adequa melhor com o que as marcas desejam transmitir aos seus públicos. Por isso, para que um time ou atleta sejam vistos por alguma marca, é preciso além de visibilidade, uma imagem idônea e condizente com os princípios da organização.

É por isso que existe uma preocupação muito específica com os atletas de um clube. Além das questões que envolvem máximo desempenho durante as partidas, é preciso gerenciar também, a imagem que os atletas passam diante dos públicos de interesse. Faz-se essencial, neste cenário, a correta gestão da marca pessoal de todos os atletas do time. Porém, quem se destaca mais é mais notado para contratos individuais de patrocínio e incentivo.

Um caso de sucesso nesse sentido é o do jogador Neymar Jr. O jogador é famoso nas redes sociais, ostenta contratos milionários com patrocinadores e é detentor de um dos maiores salários do Brasil. Além disso, é assediado constantemente por times do exterior. O fato é que Neymar caiu nas graças do povo brasileiro e das marcas, sejam elas nacionais, sejam elas internacionais. Por trás disso, há diversos profissionais trabalhando para cuidar de sua marca pessoal e do que é dito sobre ele, a fim de melhorar a impressão de seu nome para todos os stakeholders.

Personal branding para jogadores de futebol

Sabendo disso, o personal branding para jogadores de futebol é uma alavanca para o sucesso, além de um direcionamento de carreira, haja vista que ser um jogador de futebol profissional, exige habilidades diferenciadas e um certo empreendedorismos para se diferenciar na multidão de pessoas que compartilham desse sonho. Somente por meio da utilização dos recursos corretos para a divulgação e consolidação da marca pessoal, é possível ter visibilidade a fim de conseguir melhores patrocínios e divulgações midiáticas.

É importante salientar que o personal branding é um estudo que envolve todas as fases de preparação do atleta. Identifica-se os pontos fortes e fracos para evidenciar as melhores características e aprimorar o desenvolvimento pessoal, a fim de aceitar as fraquezas e tentar melhorá-las. Com o personal branding, os ganhos são inúmeros para os atletas. Veja só:

  • Maior visibilidade por parte da mídia;
  • Melhor gestão de carreira para conhecimento dos patrocinadores;
  • Apoio na construção de uma identidade própria;
  • Proporciona autoconhecimento, fundamental para ter foco;
  • Ajuda diretamente na busca pelas metas e objetivos;
  • Traça uma estratégia em longo prazo para a gestão do marketing pessoal;
  • Define objetivos claros para os atletas e os ajuda a administrar a carreira.

Para que um time ou atleta sejam vistos por alguma marca, é preciso além de visibilidade, uma imagem idônea e condizente com os princípios da organização.

Após o estudo e aplicação das estratégias ao cotidiano dos atletas, os resultados são notórios e representam apenas o começo do trabalho de personal branding. Construir e consolidar uma marca pessoal demanda tempo, dedicação e disciplina.

Os benefícios do autoconhecimento para os atletas

Todo jogador de futebol sabe que ele é testado em seus limites todos os dias. Seja em campo, seja em entrevistas. Ele deve estar sempre preparado para ser abordado por diversos profissionais: agentes, jornalistas, preparadores físicos, técnicos. Além de saber lidar corretamente com os fãs e outros públicos envolvidos antes, durante ou depois de um jogo.

A rotina ainda inclui treinos intensos, superação de desafios constantes e o trabalho em equipe. Portanto, é preciso um intenso trabalho de inteligência emocional e também, uma abordagem voltada para o autoconhecimento.

Qualquer atleta é diretamente beneficiado ao se conhecer melhor. Somente assim, é possível focar nas metas em longo prazo e manter-se firme nos objetivos, inclusive diante dos obstáculos diários enfrentados por eles.

Treinador com jovens atletas
Foto: Pixabay

O coaching para jogadores de futebol

Utilizar os recursos e ferramentas do coaching para jogadores de futebol é fundamental para identificar as necessidades e objetivos deles em longo prazo. Mais do que isso: mantê-los no foco para o alcance de suas metas. O coaching envolve uma preparação emocional, tática e motivacional para que, mesmo em cenários extremamente desafiadores, os atletas não desistam e sigam com seus objetivos em mente.

O coaching para atletas é um trabalho que demanda tempo, cuidado, dedicação e profissionalismo. Tanto por parte do coach, quanto por parte do coachee. As trocas são intensas e pautadas no melhoramento dos pontos críticos, além do reconhecimento de hábitos nocivos para a reprogramação de uma nova rotina de sucesso, pautada em disciplina e máxima performance.

No coaching para jogadores de futebol, são desenvolvidas:

  • Identificação dos pontos fortes e fracos;
  • Reprogramação de hábitos que não são condizentes com a atuação;
  • Motivação para treinar e dar o máximo de si;
  • Apoio para melhorar o trabalho em equipe;
  • Melhora na inteligência emocional dos jogadores;
  • Desenvolvimento de habilidades e competências;
  • Encorajamento para perseguir as metas em longo prazo;
  • Melhoria nos relacionamentos em todas as esferas;
  • Máximo desempenho no âmbito profissional.

O coaching para atletas é um trabalho que demanda tempo, cuidado, dedicação e profissionalismo.

Com a identificação de padrões de comportamento, é possível traçar objetivos gerais e específicos para garantir a excelência do trabalho de coaching. Para isso, são utilizadas ferramentas comportamentais que ajudam a identificar perfis específicos e trabalhar individualmente cada um deles.

Reconhecendo a importância do trabalho em equipe

No futebol e em quaisquer esportes em equipe, é fundamental que o trabalho de todos seja reconhecido. Afinal, cada um dos atletas possui experiência e habilidade para estar no local que está.

No entanto, o desempenho é apenas uma das partes cobradas pelos clubes. É preciso também saber se relacionar com a equipe e cumprir o seu papel em um time. Este é o sentimento que move grandes clubes nacionais e internacionais: vestir a camisa e levar o escudo no peito com muita paixão, dedicação e disciplina.

Além da gestão das equipes, os atletas devem ser considerados individualmente como parte integrante do time em suas especificidades. Ao fazer uma gestão de equipe, identificamos os pontos de convergência e divergência para uma correta abordagem e utilização das ferramentas de coaching para o time.

Os benefícios são inúmeros. Além de uma equipe mais harmônica e unida, espera-se um maior desempenho por parte dos atletas durante o jogo e também nos treinos.

O papel do líder neste contexto

Quando se fala em time de futebol, o papel do líder ou do técnico, é indispensável. Ele é quem acalma os ânimos, traça metas e estratégias táticas para o time e consegue desenvolver uma melhor abordagem para cada um dos jogadores. No entanto, é impossível que ele cuide de tudo. Por isso, é um profissional que é dada muita atenção durante a realização de consultorias em personal branding e coaching.

O líder do time é enxergado como peça fundamental e que também precisa ser desenvolvida para lidar com as pressões diárias de cuidar de uma equipe de atletas. Também são desenvolvidas uma série de técnicas e metas baseadas em seu perfil comportamental a fim de que ele seja admirado e respeitado tanto pelos atletas, quanto pelo público em geral.

Há muito trabalho a ser feito e inúmeras oportunidades quando se busca aprimorar a gestão de um time de futebol e a autogestão dos atletas. O objetivo é sempre contribuir para a construção de uma marca forte, consolidada e de credibilidade. Em uma atuação sensível, pertinente e dedicada para obter a máxima performance na conquista dos objetivos.

O trabalho de personal branding aliado ao coaching é um recurso poderoso para a gestão de carreira dos atletas e melhoria da imagem institucional de um time de esportistas. Os resultados são notórios: em pouco tempo é capaz de despontar grandes talentos e clubes consolidados no país. Invista na preparação do seu time e capacite os seus atletas para enfrentar os desafios com garra, disciplina e determinação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one × three =