Planejamento estratégico em vendas: 7 passos essenciais

O Planejamento Estratégico de Vendas aumentará ainda mais a potencialidade do seu negócio.
Foto: William Iven / Unsplash

O planejamento estratégico é fundamental para um empreendimento dar certo. E montar um específico para vendas, aumentará ainda mais a potencialidade do negócio. Neste artigo vamos apresentar os 7 passos essenciais para elaborar esse plano de vendas em sua empresa.

A estratégia comercial não se sobrepõe a organização da empresa, isto é preciso estar claro. Mas, ela precisa ser tratada de forma diferenciada. Pelo simples fato de que sem vendas não há recursos para manter a empresa funcionando.

Desenvolver um planejamento estratégico para vendas deve conciliar a sua gestão, o papel do vendedor e a integração com outros processos da empresa. Conheça agora os 7 passos essenciais para isso.

Desenvolver um planejamento estratégico para vendas deve conciliar a sua gestão, o papel do vendedor e a integração com outros processos da empresa.

1 – Harmonia entre a organização da empresa com setor comercial

Seu plano de vendas não deve se distanciar muito do que foi estabelecido no planejamento estratégico da empresa. Ou seja, o seu plano de negócio é sempre regulador para sua postura comercial. E inclusive até a mudança de rumos precisa estar anotada em seu plano de negócios inicial.

Orientamos sempre um equilíbrio, pois evitará, por exemplo, que a equipe de vendas prometa prazos que não possa cumprir, somente para atender uma estratégia mais agressiva deste setor.

2 – Uma séria pesquisa de mercado

Para ter sucesso nesse planejamento estratégico de vendas, é necessário que invista numa sólida coleta de dados.

A partir de reuniões com o comercial, monte um esquema para ir atrás dessas informações. Defina se serão os próprios vendedores que sairão em campo, ou se contratará uma consultoria para juntar dados que se encaixarão nas suas novas estratégias.

E nesse ponto vale tudo: pesquisar em livros, utilizar softwares para analisar dados de consumo dos clientes, pesquisadores de porta em porta, etc.

Depois deverá realizar projeções, analisando a concorrência e o mercado financeiro, para confrontar com as informações levantadas. Assim, começará a definir o que pode ser aproveitado no seu plano de vendas.

Para ter sucesso no planejamento estratégico de vendas, é necessário que invista numa sólida coleta de dados

3 – Objetivos comerciais

Num bom planejamento não pode faltar a clareza nos objetivos: “O que se espera do futuro adotando essa nova postura comercial?”; “O que está disposto a investir para se alcançar esse resultado?”; “O que definirá a concretização do plano?”

Essas questões podem ser transformadas em números, e estarão descritas no planejamento estratégico de vendas.

4 – Metas para medir o avanço

As metas quantificam os objetivos, são elas que mensuram a evolução do que traçou no seu plano de vendas. Precisam ser descritas de forma clara, por exemplo: “em três meses preciso ter esse número de clientes, pois só assim atinjo o objetivo número 1…”, e assim por diante.

Isso é importante para o pequeno ou grande empreendedor. É preciso numerar as etapas para se chegar ao resultado esperado.

5 – Monitorar o processo

Dentro do plano de vendas precisa estar explicito como serão monitoradas essas estratégias implantadas. Quais funcionários ficarão responsáveis por manter os gestores ou a direção informada dos avanços alcançados.

Vale criar um cronograma de reuniões, ou grupos de trabalho para que essas informações circulem mais rápido.

6 – Utilize ferramentas de gestão

Para que nada escape do seu controle, utilize a tecnologia a seu favor. Integrar seu setor comercial ao financeiro, só será possível por meio de um programa de gestão online. Um software que junte as informações de saída e entrada de produtos do estoque, do controle a emissão de notas fiscais e de faturas a pagar, é a ferramenta certa para lhe ajudar nesse ponto.

Assim aquela sobreposição que falamos acima, não acontecerá. Esses sistemas oferecem relatórios que apontarão o rendimento de cada setor, por exemplo.

Sistemas como o ERP online são os mais usados para isso. Eles têm interface simples, mas são completos. Oferecem a possibilidade de: elaborar cadastros de clientes e produtos; controlar as vendas e estoque, e ligando tudo isso com o setor financeiro.

7 – Capacitação do setor de vendas

Esse tópico dentro do planejamento não pode faltar. O sucesso da sua nova estratégia comercial depende dos seus vendedores. Eles precisam estar atentos a tudo que é mais recente do segmento que atuam, e assim renderão melhor.

Realize ou estimule treinamentos dentro da empresa. Dê a estrutura necessária para que seu time se desenvolva.

Essas são nossas dicas para que monte o planejamento estratégico em vendas ideal. Adapte-as à sua rotina, ou segmento de atuação. Ao final verá o quanto seu negócio ganhará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 + 5 =