Prémio Brisa Mobilidade procura empreendedores

Concurso Acredita Portugal procura empreendedores na área da mobilidade
Foto: Brisa

Estão abertas as inscrições para o Prémio Brisa Mobilidade, a vertente do concurso de empreendedorismo da Acredita Portugal orientada a serviços e produtos de mobilidade inovadores. A iniciativa junta empreendedores, especialistas, mentores e investidores numa plataforma de partilha de experiência e conhecimento e promoção e desenvolvimento de novas ideias de negócio.

O Prémio Brisa Mobilidade 2019, destina-se a estimular e promover a criação de serviços e produtos de mobilidade inovadores, desenvolvidos em parceria com a Brisa. A iniciativa integra o Montepio Acredita Portugal, o maior concurso de empreendedorismo de Portugal e o segundo maior a nível mundial e premeia ideias e projetos que passam por vários setores e áreas económicas e sociais. Recebeu, na sua última edição, mais de 11 mil ideias de negócio.

As inscrições podem ser submetidas online, de forma gratuita, até ao dia 20 de janeiro de 2019 através do site acreditaportugal.pt.

Este Concurso pretende apoiar qualquer pessoa com uma ideia de negócio, independentemente da sua idade, nível de formação e localização no território nacional, apoiando projetos promissores com know-how especializado para o seu desenvolvimento e avaliação. Os melhores projetos têm contacto direto com investidores, especialistas e mentores, assim como o acesso a formação personalizada e a oportunidade de integrar um programa de pré-aceleração. O vencedor do Prémio Brisa Mobilidade será incubado pela Brisa e receberá o apoio da empresa na fase go to market.

A Brisa tem já um trabalho de décadas na Inovação associada à área dos sistemas de informação, da telemática rodoviária, dos ‘connected cars’. A grande novidade nos últimos anos é o aparecimento de propostas no setor dos novos serviços de mobilidade, no desenvolvimento de tecnologias de informação aplicadas a problemas que até agora não tinham tido solução, a par da integração não só de tecnologia com inovação de negócio mas também uma dimensão que ainda é relativamente rara nesta área que é a do empreendedorismo social. O Prémio Brisa Mobilidade tem por meta distinguir um projeto relacionado com serviços e/ou soluções tecnológicas que contribuam para melhorar a eficiência e a integração dos sistemas de mobilidade, ou para criar novas ofertas de mobilidade ou, ainda, que contribuam para um upgrade da conectividade dos sistemas de transportes, urbanos e não-urbanos, de passageiros e comerciais, nas perspetivas digital e comportamental, sendo as vertentes tecnológica e digitais fundamentais.

Para Fernando Fraga, Diretor de Inovação da Acredita Portugal, “o ambiente atual é de transformação no modo como encaramos a mobilidade, passando de um transporte muito individualizado para alternativas e uma economia de partilha associada à mobilidade. Na Acredita Portugal, com o apoio da Brisa, já lançámos projetos – entre soluções de ‘car sharing’, partilha de lugares de garagem ou de veículos familiares – que trazem consigo fatores de mobilidade que ajudam a que as populações se desloquem de forma muito mais eficiente, consumindo menos recursos e fazendo uso da infraestrutura existente.”

Num percurso de seleção que começa pela análise do mercado e do modelo de negócio, os candidatos passam por etapas sucessivas de desenvolvimento, do plano de marketing e plano financeiro à apresentação do projeto em formato de pitch.

Todos os participantes do Concurso são premiados, graças à rede de parceiros da Acredita Portugal que investem nos empreendedores portugueses. Entre todos os prémios dados (participantes, semifinalistas, finalistas e vencedores), contam-se mais de 500.000€ em prémios em serviços oferecidos pelos nossos parceiros, com o objetivo de apoiar as necessidades no momento de go to market.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 − fifteen =