Acelere o Processo de Mudança e Aumente a Agilidade na sua Organização

grupo de pessoas
Foto: Pixabay

As organizações que pretendem estar no mercado daqui a dois anos necessitam de uma visão estratégica forte e de acelerar o seu processo de mudança. Necessitam de programas de gestão de mudança alinhados com a cultura organizacional.

Não basta desmaterializar, simplificar e otimizar processos de trabalho, se os mesmo não forem acompanhados por alinhamento da organização e das equipas face à sua estratégia. O mesmo se passa com as novas formas de gestão e de competências necessárias nas organizações, não basta desenvolvê-las, também devem ser implementadas em equipas ágeis, de modo que os processos de mudança possam ocorrer no tempo certo para as organizações serem competitivas no mercado.

Ter a competência da agilidade desenvolvida nas equipas é um ponto crucial para que o processo de mudança ocorra e tenha como base o conceito VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) onde atualmente os mercados se inserem.

Uma organização que decida e que tenha uma agilidade célere, flexível e eficaz perante os desafios e, focada nos seus objetivos, é uma organização inovadora e competitiva no mercado.

Um processo de mudança de uma organização, não passa só por mudar a imagem para o mercado, mas por quebrar hábitos e desenvolver as pessoas.

Esta competência desenvolve-se internamente nas organizações através de técnicas e metodologias estratégicas adaptadas à cultura organizacional e às equipas que a constituem.

O processo de desenvolvimento inicia-se logo na seleção e recrutamento da organização na procura de talentos que sejam proactivos, que tragam inovação e sejam flexíveis. A utilização de tecnologia que permita a seleção de candidatos de acordo com o seu perfil comportamental permite auxiliar o processo de recrutamento e é fundamental.

Este desenvolvimento da competência da agilidade interna deverá ter continuidade, alinhando as equipas através de coaching estratégico e de formação contínua de softskills. As organizações devem continuadamente aferir comportamentos, alinhar valores, mapear ameaças internas e externas, entre outros aspetos, de forma a terem equipas sempre ágeis e a atuarem rapidamente perante mudanças de mercado, ameaças e oportunidades competitivas.

Uma comunicação eficaz é necessária para o sucesso dos processos de mudança.

Os programas de gestão de mudança permitem o desenvolvimento das pessoas na adaptação a novos contextos, quebrando paradigmas e desconstruindo processos mentais que não se adequam mais à nova realidade das organizações. As técnicas de coaching estratégico utilizadas nestes programas, auxiliam todos estes processos, permitindo acompanhar cada participante, num processo individual, coletivo e profissional de adaptação, recriando, envolvendo e transformando as pessoas e a cultura da organização.

Para haver mudança e alinhamento, tem de haver um esforço de todos os que fazem parte da organização e só depois deste esforço é que pode acontecer a mudança.

Um processo de mudança interna de uma organização, não passa só por mudar o exterior, a sala ou a imagem externa para o mercado, mas sim por quebrar hábitos e desenvolver as pessoas utilizando uma comunicação eficaz. Estes processos levam o seu tempo e dependem das pessoas e das organizações envolvidas.

O desenvolvimento de uma comunicação eficaz é necessário para o reforço e sucesso dos processos de mudança, para obter equipas motivadas e para reter colaboradores alinhados com a cultura da organização.

Pessoas ágeis fazem a mudança que pretende que ocorra na sua organização.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fourteen − seven =