Programa da Universidade Europeia para Jovens Empreendedores Sociais

Laureate International Universities, que apoia programa de empreendedorismo em Portugal
Foto: Universidade Europeia

A Universidade Europeia lançou o Programa Jovens Empreendedores Sociais (JES) em Portugal. A iniciativa conjunta com o programa YouthActionNet, da International Youth Foundation, dirige-se a jovens entre os 18 e os 29 anos com projetos de carácter social.

Em Espanha este programa celebra, este ano, a sua 10.ª edição, uma década em que centenas de jovens viram os seus projetos reconhecidos e apoiados no mundo inteiro através da rede Laureate International Universities, que apoia também o programa que agora se inicia em Portugal.

Para Susana Martins, Diretora do programa JES em Portugal, “A iniciativa recompensa projetos de ADN social dando visibilidade a jovens capazes de inspirar e transformar a sociedade. O JES é uma clara aposta no empreendedorismo e reforça o envolvimento da Laureate International Universities no impacto positivo junto das gerações futuras nos países onde está presente.”

O JES tem como objetivo reconhecer e recompensar projetos empreendedores com impacto social, proporcionando visibilidade aos jovens empresários que, “pelo seu carisma e propósito de vida, atuam como personalidades inspiradoras de uma sociedade mais rica e de um mundo melhor”.

As candidaturas devem ser submetidas até 10 de setembro, no formulário online e os candidatos deverão ser fundadores ou cofundadores de um projeto social ou ambiental, em curso no mínimo há três meses, e que procure a transformação social baseada na equidade, justiça e na proteção do meio ambiente.

Os vencedores são premiados com uma semana de formação em Madrid e um prémio monetário de 2000€.

Os candidatos serão avaliados segundo critérios de liderança, impacto social, sustentabilidade, inovação e pela contribuição empreendedora que possam trazer para o programa e para o país.

Numa primeira fase, os jovens empreendedores serão avaliados por um comité composto por 10 especialistas na área do empreendedorismo social, professores e colaboradores da Universidade Europeia que selecionarão 10 projetos. Na segunda fase de avaliação, os finalistas são avaliados por um júri composto por seis especialistas com experiência nas áreas de empreendedorismo e responsabilidade social.

Os cinco vencedores são premiados com uma semana de formação em Madrid, receberão um prémio de 2000 euros para investir nos seus projetos e irão usufruir do apoio e mentoria dos Ashoka fellows, em Portugal. Os projetos vencedores serão anunciados a 2 de outubro. Os vencedores serão ainda integrados na rede de jovens empreendedores YouthActionNet, a nível mundial, com cerca de 1500 membros em mais de 90 países.

O Programa Jovens Empreendedores Sociais (JES) chega a Portugal através da Universidade Europeia e apoiado pela Laureate International Universities, numa iniciativa que conta ainda com o apoio da Fórum Estudante e da Ashoca Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

10 − 4 =