Projeto SENZEB – Criar cidades sustentáveis

Projeto SENZEB para tornar as casas mais eficientes
Foto: Pixabay

O projeto SENZEB, coordenado pela Universidade de Coimbra, vai demonstrar que é possível termos cidades e comunidades sustentáveis a custos acessíveis, através da reabilitação do património edificado.

O SENZEB será apresentado quinta-feira em Coimbra e propõe-se recuperar edifícios devolutos na cidade de Gouveia para dar lugar a residências de elevadíssimo desempenho energético, com custos de construção controlados e arrendamento acessível. O resultado desta iniciativa vai dar origem a um manual, acessível a toda a população, que vai compilar as estratégias, técnicas e materiais implicados neste projeto, tornando possível a sua replicação.

SENZEB (Serra da Estrela nearly zero-energy buildings) é uma iniciativa do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e do coletivo Archigraphics Studio, à qual já se juntaram diversos parceiros estratégicos na fileira da construção, laboratórios e centros de investigação e desenvolvimento da Universidade de Coimbra e também o Município de Gouveia.

O principal objetivo do projeto é promover a construção e a reabilitação urbana ecoeficiente, demonstrando como é possível construir edifícios de habitação energeticamente eficiente a custos acessíveis. Várias residências com balanço energético quase nulo (NZEB) vão substituir edifícios atualmente devolutos do centro histórico de Gouveia, uma das regiões climaticamente mais exigentes do território nacional.

O SENZEB vai de encontro à Diretiva Europeia sobre o Desempenho Energético dos Edifícios que obriga a que, a partir de 2020, todos os edifícios novos cumpram uma ambiciosa meta de eficiência energética. O projeto vai, desta forma, dar resposta aos desafios colocados pela norma NZEB, contribuindo para a sua regulamentação em Portugal e, ainda, demonstrar a sua viabilidade enquanto solução acessível a todos.

Resultados em Opens Source para poderem ser replicados

A iniciativa resultará na construção de casas-piloto, que demonstrarão a viabilidade dos objetivos enunciados. Os resultados do SENZEB vão dar origem a um documento síntese das estratégias, técnicas, materiais e fabricantes que tornam a construção e a reabilitação sustentáveis acessíveis a toda a população, tornando possível a sua replicação noutras iniciativas nacionais ou comunitárias.

Uma das metas do SENZEB é permitir desenvolver projetos semelhantes, a partir do know-how adquirido e disponibilizado por esta iniciativa, noutras geografias e condições climáticas do território nacional, bem como a possibilidade de replicação, em rede, a uma escala internacional.

A localização escolhida para a concretização deste projeto permite aliar o desafio técnico, proporcionado por um território ambientalmente exigente, à responsabilidade social de investir no interior do país, nomeadamente numa das regiões mais afetadas pelo envelhecimento da população e pelo abandono das camadas mais jovens. O projeto SENZEB prevê ainda estimular a fixação de população nos centros urbanos, com residências a custos acessíveis e com condições de conforto e qualidade de vida compatíveis com padrões que a atualidade reclama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 − two =