Resultados de Excelência: Liderança com Superação

A competitividade leva a que os líderes e as equipas sejam exigentes e sintam pressão, todavia, em casos extremos, não é saudável para a equipa. Para saberem lidar com a pressão, é fundamental a orientação e o desenvolvimento destas equipas através de coaching estratégico, permitindo-lhes ganhar resiliência, identificando os seus limites mentais e ultrapassar situações de medo.

A condição para um colaborador ser mais vulnerável ou mais resiliente depende da maneira como avalia e responde aos acontecimentos, ou seja, como utiliza os seus recursos disponíveis para enfrentar determinada situação.

O coach utiliza técnicas e orientações específicas de modo a ampliar os recursos positivos, de cada colaborador, de forma a que estes possam enfrentar os seus limites mentais, reforçando a resiliência da equipa. É também através do i>coaching que o líder adquire as ferramentas que o vão tornar num líder coach, com competências para continuar o desenvolvimento da sua equipa.

A promoção da resiliência numa organização é uma estratégia capaz de minimizar os efeitos das pressões, uma vez que promove o aumento da autoconfiança e da autoestima, fazendo com que as exigências externas ou pessoais fiquem ao serviço da motivação e da superação e não apenas como fatores de pressão.

Utilizando as ferramentas de coaching estratégico alinhadas com a Cultura, Valores e Missão da organização, o líder estabelece, em conjunto com a sua equipa, os objetivos e as metas, ultrapassando barreiras mentais e desenvolvendo o potencial comum através da promoção da resiliência.

Focado nesta metodologia, o líder permitirá a cada colaborador e à equipa, o seu desenvolvimento e conhecimento, assim como a orientação e exploração do potencial, motivando e envolvendo, não apenas para alcançar as metas, mas também promovendo o bom relacionamento e a vivência dos valores e missão da organização.

Para serem resilientes e saudáveis à organização, as equipas necessitam também de uma liderança com superação, que as acompanhe, e as mantenha engaged com a organização, adaptadas às mudanças e altamente produtivas. As lideranças futuras estão focadas no desenvolvimento de pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

12 − four =