Saiba se deve ou não avançar com a sua ideia de negócio! Submeta-a à máquina da verdade!

Pare e verifique a validade da sua ideia com esta checklist

Quantos empreendedores tiveram ideias e soluções fantásticas mas que na realidade nunca tiveram um grande sucesso? A grande maioria na verdade. Esse resultado deve-se ao facto de a maioria das pessoas não fazerem uma análise prévia adequada que os ajude a perceber se a ideia de negócio que tiveram é realmente boa para que seja testada.

O sentimento de euforia quando se tem uma ideia de negócio é incrível, mas igualmente muito perigoso, pois pode afectar o discernimento necessário na avaliação da ideia. Não podemos esquecer que testar um negócio ou uma ideia requer dedicação, tempo e dinheiro, pelo que esta decisão de ‘Go’ ou ‘No Go’ é nevrálgica para o empreendedor nesta fase do seu eventual novo negócio.

Antes de lançar um novo negócio submeto-o sempre à minha ‘máquina da verdade’, que não é mais nem menos que uma checklist com um conjunto de perguntas ‘mágicas’.

Se existir uma resposta diferente de SIM num conjunto de 10 perguntas então fujo dessa ideia o mais rapidamente possível.

Para o leitor perceber como a máquina da verdade funciona vou dar um exemplo com uma das perguntas nela existente: ‘Esta ideia ou produto pode ser comprada facilmente por milhões de pessoas em todo o mundo?’ Se a resposta for SIM então passo para a próxima pergunta, no fundo tem uma estrutura parecida com o programa de televisão Quem Quer Ser Milionário mas sem a ajuda do telefone e com um prémio melhor, maximizar a hipótese de acertar num negócio de sucesso e evitar perder tempo e dinheiro com uma ideia menos boa.

Vou revelar neste artigo quais são as 10 perguntas mágicas que constituem a minha máquina da verdade de pré-avaliação de negócios de sucesso. Seja totalmente sincero, coloque as emoções de lado e responda assertivamente às 10 perguntas da checklist.

1. Esta ideia ou produto pode ser comprada facilmente por milhões de pessoas em todo o mundo?

2. O meu produto/serviço resolve um problema concreto e relevante?

3. Tem um valor baixo para as massas ou um valor acrescentado para clientes que pretendam status e exclusividade?

4. Vejo-me a desenvolver este negócio/ideia nos próximos 10 anos?

5. É o meu negócio/ideia único ou de difícil concorrência?

6. O meu negócio/ideia é de fácil compreensão e de fácil entendimento?

7.Todas as partes são beneficiadas ao comprar o meu produto ou serviço?

8. Consigo testar a ideia/negócio sem necessidade de um investidor inicial? (Trata-se de testar, não confundir com lançar).

9. Domino totalmente o produto ou serviço que quero lançar?

10. É um negócio legal em todo o mundo?

Qual foi o resultado?

Se respondeu SIM às 10 questões da checklist então não tenha dúvidas que a sua ideia tem grandes probabilidades de efetivamente ser uma grande ideia de negócio.

Está entusiasmado/a?! Lembre-se que isto é só o começo…

Bons negócios.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPeritos internacionais debatem Educação para o Empreendedorismo
Próximo artigo8 dicas para conquistar clientes estrangeiros
Nuno Silva
Formou-se em Sistemas e Tecnologias de Informação é um empreendedor em série e especialista em negócios online. Criou a sua primeira empresa aos 18 anos, colaborou com empresas de topo no sector das tecnologias e fundou um dos primeiros e-marketplaces de serviços locais em Portugal, o PedirOrcamentos.Com. É fundador e co-fundador de diversos negócios com forte presença na internet. É um motivador empresarial, orador em eventos de empreendedorismo, mentor de startups e autor de diversas publicações ligadas ao Empreendedorismo, Desenvolvimento de Competências e Marketing Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × two =