SOL Mobility: Demo Day dá a conhecer 15 projetos-piloto

SOL Mobility promove Demo Day
Foto: SOL Mobility

O programa Smart Open Lisboa (SOL), dedicado à mobilidade, apresentou as 12 startups finalistas. O programa é uma iniciativa que pretende integrar na cidade o universo das startups e as suas soluções inovadoras, para que possam contribuir para uma Lisboa melhor, mais inteligente e mais eficiente.

As startups finalistas foram a AppyParking (Reino Unido), AIPARK (Alemanha), CardioID Technologies (Portugal), e-floater (Alemanha), eccocar (Espanha), Idatase (Alemanha), Meep App (Espanha), MotionTag (Alemanha), Parkio (Portugal), Shotl (Espanha), Wall-i (Portugal) e a Xesol Innovation (Espanha). O Demo Day para a apresentação dos projetos decorreu ontem, no Museu da Carris, em Lisboa.

O Smart Open Lisboa é um programa para a inovação, ligando a Câmara Municipal de Lisboa e parceiros institucionais e grandes empresas a startups com soluções para diferentes áreas e desafios de smart cities.

O programa começou em 2015 e tem testado a cidade a responder aos maiores desafios, premiando as ideias mais inovadoras. Na edição deste ano o Smart Open Lisboa foi segmentado na Mobilidade, cuja fase de avaliação dos projetos se concluiu agora, mas também incidirá em novas soluções para a cadeia de valor do imobiliário residencial e comercial, com o novo programa SOL Housing, que arranca já dia 22 de Novembro.

Miguel Gaspar, Vereador com os pelouros da Mobilidade e Segurança considera que “Os candidatos apresentaram soluções de planeamento de viagens multimodais, contagem e classificação de tráfego, estacionamento automóvel e aquisição de dados para apoiar a gestão da mobilidade, estando estas soluções totalmente alinhadas com os desafios de mobilidade do Município de Lisboa”.

A ideia passa por transformar Lisboa num laboratório vivo de inovação, juntando entidades como Turismo de Portugal, Sharing Cities, Cisco, NOS, Axians, TOMI, e Santa Casa da Misericórdia, que, conjuntamente com a Câmara Municipal de Lisboa, para dar resposta a alguns dos maiores desafios que a capital enfrenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 − two =