Startups geram 5 mil empregos em Lisboa

Sessão de abertura da 7ª Semana do Empreendedorismo
Foto: Carlos Gonçalves

As startups de Lisboa criaram mais de cinco mil empregos em três anos. O número foi revelado por Paulo Soeiro de Carvalho, diretor municipal de Economia e inovação da Câmara Municipal de Lisboa, na sessão de abertura da 7.ª Semana do Empreendedorismo.

Segundo o inquérito realizado ao ecossistema empreendedor da capital portuguesa, existem 500 startups em incubadoras de empresas, e só pela Startup Lisboa passaram, nos últimos três anos, mais de 1300 empresas, gerando “mais de cinco mil empregos diretos”.

Numa perspetiva mais ampla de empreendedorismo, que não se limita apenas aos projetos inovadores incubados em aceleradoras, o ano de 2017 viu nascer “mais de 6300 empresas”, um valor que, segundo o diretor municipal é o mais alto da última década e representa “um acréscimo de 16%” face ao ano anterior.

“Nasceram quase três vezes mais empresas do que aquelas que morreram”, sublinhou Paulo Soeiro de Carvalho, acrescentando que um terço destes novos negócios estão orientados para setores do conhecimento e da alta tecnologia.

O relatório apresentado por Paulo Soeiro Carvalho é o resultado de um inquérito realizado em 2016 ao ecossistema empreendedor de Lisboa, e atualizado em 2017.

Na capital portuguesa existem 18 incubadoras de startups, 14 programas de aceleração de empresas e mais de 50 espaços de ‘coworking’ que contribuem para gerar oportunidades e tornar a cidade mais atrativa projetos inovadores.

A criação de centros de escritórios em edifícios municipais vai continuar a crescer. Depois do Hub do Beato, o diretor municipal promete para as próximas semanas o anúncio do projeto para os terrenos da antiga Feira Popular, no que é conhecido como a Operação Integrada de Entrecampos.

As declarações de Paulo Soeiro de Carvalho foram proferidas na abertura da 7.ª edição da Semana do Empreendedorismo, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, que se prolonga até ao dia 18 de maio. Uma iniciativa que deverá envolver cinco mil pessoas que participarão em cerca de 30 eventos espalhados por mais de 20 locais da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

11 − 2 =