SWORD Health capta investimento de 4,6 milhões de dólares

Sword Health capta investimento de 4,6 milhões de dólares
Foto: website Sword Health

A startup portuguesa que criou o primeiro terapeuta digital com inteligência artificial fechou um investimento seed no montante de 4,6 milhões de dólares. O investimento, captado pela SWORD Health junto da Green Innovations, Vesalius Biocapital III e outros investidores da Europa e Estados Unidos, terá como objetivo acelerar o desenvolvimento de novas terapias digitais e impulsionar o crescimento global da empresa.

Sedeada no Porto, a SWORD Health foi fundada em 2014 por Virgílio Bento e, apesar do seu curto período de existência, os seus produtos são já utilizados em países como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Noruega, Portugal, África do Sul, México e Japão. A empresa foi mesmo considerada, pela Comissão Europeia, como uma das mais inovadoras da Europa.

A SWORD Health criou uma plataforma tecnológica pioneira para o apoio à fisioterapia. O seu principal produto, o SWORD Phoenix, recorre à combinação de sensores de movimento de alta precisão, com os mais recentes avanços tecnológicos na área da inteligência artificial, permitindo aos pacientes realizarem as suas sessões de fisioterapia em casa, sempre monitorizados pela sua equipa clínica.

Esta ferramenta, ao mesmo tempo que permite tratar mais doentes, com resultados clínicos sólidos e reduzindo custos operacionais, também reduz o custo da fisioterapia para os fornecedores de serviços de saúde. A tecnologia da SWORD Health já está atualmente a ser utilizada por profissionais de saúde dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Noruega, Portugal, África do Sul México e Japão.

Virgílio Bento, fundador e CEO da SWORD Health, afirma que “neste momento há uma falha na nossa capacidade enquanto sociedade desenvolvida de fornecer serviços de fisioterapia de alta qualidade e intensidade. O nosso terapeuta digital permite a democratização do acesso a uma fisioterapia de alta qualidade aos pacientes, no conforto de sua casa. Representa um novo paradigma que irá definir os próximo 50 anos da fisioterapia em todo o mundo.”

Guy Geldhof, partner na Vesalius Biocapital, salienta que “a fisioterapia enfrenta um conjunto de desafios significativos, está muito dependente de um pequeno número de especialistas. Esta dependência provoca um aumento de custos para os pacientes e prestadores de cuidados de saúde bem como dificuldades de comunicação e de organização para os fornecedores de serviços de saúde. A SWORD Health tem potencial para revolucionar a fisioterapia e temos o prazer de apoiar o Virgílio e a sua talentosa equipa na sua próxima fase de crescimento”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two + twelve =