Transformando lixo em moda

Revoada – Adriana Tubino – Brasil
Foto: website chivas.com

Adriana Tubino, a empreendedora brasileira da Revoada está entre os representantes das 27 startups que vão competir na Final Internacional do concurso Chivas Venture em Amesterdão, em Maio de 2018.

Com prémios no valor total de 1 milhão de dólares, o Chivas Venture é um concurso global para encontrar e apoiar a nova geração de startups com projetos que contribuam para “um melhor futuro para a sociedade”. Este ano, a competição engloba 27 países de 5 continentes diferentes.

Além da votação do júri, uma parte do valor do prémio será atribuída pelo público que decidirá, através do voto online qual das startups sociais irá ganhar uma parte dos 200,000 dólares do fundo reservados para esta parte da competição.

Para votar, basta aceder à plataforma do concurso e escolher o seu preferido entre os 27 candidatos em competição.

Revoada – Adriana Tubino – Brasil

Transformando lixo em moda e oportunidades

Revoada usa o design para dar ao lixo uma nova vida. A startup brasileira cria produtos da moda, como bolsas, mochilas e carteiras, a partir de produtos descartáveis, incluindo câmaras de pneu e nylon de guarda-chuva quebrado. Além de reciclar os resíduos, a empresa traz benefícios para os trabalhadores das oficinas de reparação de pneus, recicladores e cooperativas de costura, seja comprando os resíduos ou usando-os para ajudar a criar os novos produtos.

O Brasil é o terceiro maior produtor de resíduos do mundo; 200 mil toneladas são produzidas diariamente e apenas 3% são recicladas. Embora exista um serviço dedicado para coletar a reciclagem nas cidades brasileiras, a maior parte do lixo coletado não é comprada pela indústria ou por usinas de reciclagem e acaba nos mesmos aterros que os resíduos regulares, onde demora ainda mais para se decompor.

“Nós já começamos a fazer a diferença. Entre 2013 e 2016, rejuvenescemos 8 toneladas de câmaras de pneus e 10.000 unidades de nylon de guarda-chuva, criando e vendendo nossos produtos para as pessoas e empresas que acreditam em nosso trabalho”.

Os 200.000 dólares do fundo Chivas Venture estão em suas mãos, o seu voto decide quem recebe a maior parte. Apenas pode votar apenas uma vez – portanto, escolha com cuidado!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorKoobby renova plataforma e alarga atividade
Próximo artigoReprogramar o futuro
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

three × two =