Um evento verde e… empreendedor!

Sustentabilidade é um tema em construção. Há muito para aprender sobre ele. Mas já sabemos que tem a ver com actos do nosso quotidiano. Desde estilos de vida e consumo de cada um de nós, até à forma como lidamos com o lixo que produzimos ou a forma como comemos. Tem a ver com a maneira como usamos os recursos e as energias disponíveis. Tem tudo a ver com a atitude individual em cada momento de nossas vidas.

Com o DIA VERDE procuramos reflectir sobre a importância da responsabilidade individual para um mundo melhor. Todos, de facto, poderemos mudar o mundo. Todos temos de fazer a nossa parte. O DIA VERDE tem como objectivo provar que poderemos mudar o mundo sem estar no poder, com aquela lógica poderosa de que um pequeno gesto, multiplicado por muitas pessoas, dá origem a uma grande transformação.

Também por isto o DIA VERDE tem tudo a ver com empreendedorismo. Com iniciativa. Com vontade de fazer diferente. É um evento sexy, divertido, visualmente muito apelativo e de entrada livre. Num ambiente descontraído, organizamos uma grande eco-festa para a partilha de hábitos sustentáveis e receitas de bem-estar.nAs temáticas são direcionadas a todas as gerações através da realização de vários workshops, mercados de produtos biológicos, de 2ª mão e de trocas, actividades de bem-estar, música, workshops ambientais e de alimentação saudável, hora do conto para os mais novos – e muito, muito mais!

nO DIA VERDE tem tentado informar e partilhar conhecimento sobre sustentabilidade, cidadania e causas sociais, de maneira sistemática, divertida e sexy e para os mais diversos públicos – e não apenas para os já convertidos à causa. Queremos converter os não convertidos!

Dia 20 de setembro, das 14h às 20h, os jardins do Museu da Electricidade, em Lisboa, acolhem mais uma edição deste evento sustentável, que tem como mote a mobilidade verde.

Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o DIA VERDE convida os visitantes a deslocaram-se de transportes públicos, em especial o comboio: graças a uma parceria com a CP, mediante indicação de que se deslocam para o evento, podem viajar nos comboios urbanos de Lisboa à tarifa especial de 2EUR, ida e volta, durante o dia 20. As duas rodas também estarão em destaque neste encontro, através de workshops que ajudam os pais a ensinarem os filhos a andar de bicicleta.

nE porque andar (ou correr) faz mesmo bem à saúde, é a partir dos jardins do Museu da Eletricidade que se realiza a segunda edição da Corrida S.E.M (Semana Europeia da Mobilidade), organizada pela Correr Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio do DIA VERDE. Uma prova verdadeiramente sustentável, ao aliar a vertente solidária ao exercício físico: as inscrições são gratuitas, mas o levantamento do dorsal implica a entrega de um donativo para a instituição O Companheiro (arroz, massa, azeite, grão, farinha, óleo,…).

Este mote estende-se a todo o evento: todos os workshops promovem o bem-estar, o equilíbrio, o respeito pelo outro e pelo planeta. Do yoga do riso ao chi kung, do feng-shui às aulas de alimentação saudável, passando pelo teatrinho para os mais novos, todas as actividades fomentam estilos de vida mais equilibrados e salutares.

nEsta edição, além do habitual Mercado de Trocas – no qual os visitantes trocam livros e peças de roupa usados, mas em bom estado, com entrega dos bens não trocados ao Bancos dos Bens Doados/Entrajuda -, o DIA VERDE angaria materiais para os refugiados, através da recolha de mantas, a entregar a uma instituição de solidariedade. Em véspera do Dia Internacional da Paz, o DIA VERDE será ainda palco de uma meditação colectiva em nome de um mundo melhor.

Tal como nas edições anteriores, há actividades para todas as gerações e animação ao longo de toda tarde, com passeios pelo rio Tejo, aulas de zumba, hora do conto para os mais novos, mercado criativo e mercado bio, entre outras.

Todas as actividades são gratuitas, mas algumas têm número limite de participantes; inscrições através do site www.verdemovimento.com.

Poderá saber mais informações sobre o Dia verde na página de Facebook do Verde Movimento: www.facebook.com/verdemovimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eighteen − 8 =