Você é um chefe ou um líder?

6 Pontos-chave que você precisa saber

Você é um chefe ou um líder?
Foto: Pixabay

As diferenças entre gerir e liderar nem sempre são óbvias, principalmente porque, no nível dos negócios, os conceitos de “chefe” e “líder” são muitas vezes confundidos. No entanto, os comportamentos que caracterizam um líder influenciam os funcionários de uma forma completamente diferente daqueles de um gerente com falta de liderança.

Um bom líder sabe que os seus funcionários não são apenas engrenagens essenciais para o sucesso da empresa, mas também pessoas que, se motivadas, podem se tornar numa fonte útil de ideias e originalidade. Já um chefe se limita a dar ordens aos funcionários, sem ter em conta os seus contributos para a inovação.

 

“Um líder é sempre um bom chefe, mas o contrário nem sempre é verdade”

 

Um chefe pode não ser um líder, como até pode até se tornar seu antónimo. Ao mesmo tempo, um líder se mantém atualizado, sendo instruído periodicamente com um coach de liderança para manter-se bem treinado e capaz de gerenciar uma equipe, enquanto que, para um chefe, estar atrás da mesa principal é o suficiente para dirigir os funcionários.

Embora a hierarquia às vezes seja necessária em um ambiente de trabalho, existem diferentes maneiras de exercê-la. Siga estas seis chaves para ver se, além de um chefe, você também é um líder.

1) Um líder propõe desafios, um chefe atribui tarefas

Um bom líder sabe que seus funcionários são pessoas de cujas habilidades a empresa se alimenta, senão eles não teriam uma posição nela. Ele vê seus talentos e habilidades e testa-os continuamente para otimizar o potencial de cada pessoa e destacar seus pontos fortes.

Um chefe, por outro lado, diz a seus funcionários o que fazer e como, sem deixar espaço para eles experimentarem diferentes estratégias até encontrarem a que melhor se adequa às suas habilidades. O resultado? Trabalhadores não motivados que se sentem subestimados dentro da empresa.

2) Um líder motiva com entusiasmo, um chefe faz isso com medo

Um líder é um motivador natural que difunde seu entusiasmo em sua equipa, incentivando a participação de todos os membros na busca do sucesso. Um chefe ameaça punir por cada objetivo não cumprido, alienando funcionários e incitando um comportamento coletivo de “cada um por si” em vez de incentivar o trabalho em equipa em busca de um objetivo comum.

Um líder usa o reforço positivo como um estímulo e recompensa a sua equipa pelos objetivos alcançados, um chefe assume que certos objetivos devem ser alcançados e apenas atende seus funcionários com retaliação quando os objetivos não são atendidos.

3) Um líder cria uma visão, um chefe cria metas

Este ponto vale a pena ser explicado, uma vez que uma meta não é necessariamente algo negativo. No entanto, isso difere da visão no facto de que esta é uma imagem ideal do que a empresa pode se tornar a longo prazo se funcionar ao máximo de suas capacidades, aproveitando o maior potencial de cada funcionário e a força que emerge do trabalho em equipa.

Uma meta, por outro lado, é um objetivo quantificável estabelecido através da implementação de uma estratégia direcionada e precisa a ser alcançada em um determinado prazo e tempo e o procedimento não necessariamente aproveita o potencial de cada pessoa, mas apenas obriga-os a cumprir uma sequência de tarefas específicas.

4) Um líder assume riscos, um chefe os controla

Parte da liderança implica assumir riscos, sabendo que o fracasso às vezes é um degrau para o sucesso, e um bom líder está mais do que disposto a levá-los e assumir a responsabilidade por um possível resultado negativo.

Um chefe está sempre na busca de minimização de risco, tentando evitar e controlar problemas ao invés de aprender com os desafios. O resultado de tal comportamento é um impasse a longo prazo no processo da empresa, não permitindo espaço para a inovação e os benefícios que o acompanham.

5) Um líder participa, um chefe domina

Um chefe marca a direção da empresa colocando o fardo sobre os ombros de seus funcionários e usando a ameaça de culpa como combustível. Um líder, por outro lado, trabalha lado a lado com os seus pares, compartilhando as tarefas e assumindo a responsabilidade por um possível fracasso.

Um bom líder também sabe que a culpa não resolve problemas e que a produtividade na busca de soluções aumenta quando os funcionários sentem que são uma equipa em vez de uma soma de indivíduos sem uma visão comum.

6) Um líder se refere à empresa como “nosso”, um chefe chama isso de “meu”

Um líder considera-se como parte de uma equipa, então ele participa das tarefas necessárias para que a empresa atinja todo seu potencial. Um chefe, por sua vez, se abstém de participar e deixa os seus funcionários fazer boa parte do trabalho. Além disso, um líder também sabe compartilhar os créditos pelo sucesso alcançado tendo em mente que não teria sido possível sem o trabalho conjunto de cada membro da equipa.

Um líder vê a empresa como um grupo de colegas trabalhando para um objetivo comum, enquanto um chefe percebe isso como uma máquina que funciona para seu benefício pessoal.

Agora que você sabe como diferenciá-los, será que você poderia se considerar um líder aos olhos dos seus funcionários?

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDistração ou Aclaração? 
Próximo artigoA Nova Tecnologia de Recrutamento RH e os Novos Recrutadores
Mikael Araújo
Empreendedor, consultor de empresas e especialista em marketing digital. Um apaixonado por tecnologia, inovação e empreendedorismo que acha que esta tríade pode ser a solução para alguns dos grandes dilemas de nossa sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seventeen − six =