Youcanevent – De Braga a Nova Iorque na senda do sucesso

Esta história começa com três amigos universitários, de áreas distintas, todos pertencentes à Azeituna recorda António Trincão. Ele e mais dois amigos integraram a associação da tuna académica da Universidade do Minho, ‘durante os 5 a 6 anos em que fizemos parte desta associação, passámos por praticamente todas as etapas de uma startup: falta de capacidade financeira para realizar eventos; dificuldade na angariação de patrocínios; falta de elementos na equipa’. Mas, apesar de todas estas adversidades, mantiveram a associação ativa e desenvolveram digressões internacionais, sublinha António Trincão.

No final desta ‘aventura’, juntamente com um quarto elemento que também fazia parte da Azeituna, germina a ideia de criar uma startup de eventos, onde poderiam dar continuidade ao trabalho desenvolvido através da tuna académica. Em Fevereiro de 2015 desenvolvem a WIC (Will Interpersonal Corporation), uma plataforma pensada como um Marketplace, onde cada cliente pode comprar serviços para eventos online. Dos 4 fundadores, António Trincão (atual CEO) tinha sido diretor comercial e de espetáculos do grupo Azeituna, enquanto João Raminhos (atual COO) foi o presidente da tuna durante vários anos.

A primeira versão da plataforma foi tornada pública a Julho de 2015, e levou apenas quatro meses a sair do papel. A primeira aventura começou com um período de incubação, no Instituto Empresarial do Minho, onde conseguiram uma ‘base’ e o apoio logístico. Isso permitiu que se concentrassem em angariar fornecedores para o ‘catálogo’ de serviços da plataforma.

Depois de uma campanha de sucesso e já com centenas de fornecedores em carteira, juntaram-se à Startup Lisboa para um novo impulso de crescimento. A mudança para a maior incubadora nacional implicou não apenas a mudança de casa, mas também uma alteração na equipa, ficando o grupo de fundadores reduzido a três elementos.

O impulso de aceleração alcançado em Lisboa obrigou-os também a mudar a perspetiva: para continuar a crescer era preciso olhar para o mercado internacional. Por isso, em novembro de 2015 dois elementos da equipa voaram para os Estados Unidos para iniciarem uma nova etapa. Começar a arrecadar fornecedores americanos e, dessa forma, expandir a plataforma para o mercado norte-americano.

Na América, diz António Trincão, surpreendeu-os ‘a capacidade de pensar global’, e sobretudo o desafio de definir ‘uma estratégia com milestones mensuráveis em milhões’. ‘A constante vontade e obsessão em vender o teu produto desde o seu estado embrionário até estar na rua’ deu-lhes impulso para abrirem novos horizontes.

Em Los Angeles, na LA Startup Week, estabeleceram contactos que lhes abriram portas para outros eventos de startups em Las Vegas, San Jose, San Francisco e Sillicon Valley. Mas foi em Nova Iorque que decidiram dar o ‘passo de gigante’. Na ‘Big Apple’ desenvolveram novas parcerias e abriram o primeiro escritório internacional, recrutando Jason Jones para Sales & Event Manager da empresa na América.

NOVO NOME, NOVA ESTRATÉGIA

Durante este período, em Janeiro de 2016, o terceiro elemento da equipa, que estava em Portugal, decidiu sair do projeto. Foi um dos períodos mais difíceis para os fundadores da WIC, recordam João Raminhos e António Trincão. ‘Com a plataforma online e com uma grande comunidade de fornecedores em Portugal, a empresa não tinha presença física no país. Estava iminente uma mudança no projeto’.

O Marketplace deixou de existir e, no seu lugar passou a ser disponibilizado um diretório, com fornecedores em todo o mundo, e onde os clientes poderiam negociar e falar em tempo real com os fornecedores. Nesta altura o slogan da WIC era ‘you can event’, que rapidamente se tornou popular entre todos os clientes, tanto B2B e B2C. ‘Foi precisamente o feedback gerado pelos clientes que nos levou a decidir mudar o nome da empresa’ explica António Trincão. Em Agosto de 2016 a WIC passava a chamar-se Youcanevent.

Poucos meses depois, com o apoio da Universidade do Minho, um grupo de estudantes ajudaram a desenvolver o projeto, entre eles estava Marco Costa, que através da sua força de vontade conseguiu um lugar na equipa e agora é o atual Sales & Event Manager em Portugal.

Com o diretório pronto, novo nome, e com a equipa a crescer, a Youcanevent concorreu ao concurso Road2WebSummit, e foi no Web Summit de Lisboa que conheceram Olis do Carlo, co-founder da startup FestivAll que imediatamente aceitou juntar-se à equipa, tornando-se o Sales & Event Manager de Barcelona. Assim, apareceu mais uma cidade no mapa de expansão desta Startup.

Depois do Web Summit, a Youcanevent recebeu um novo impulso nos negócios, centrando-se na criação de eventos e disponibilização de serviços, abandonando o papel de mediador que fazia parte do projeto Marketplace inicial. ‘Na forma como tínhamos estruturado não vamos continuar, mas iremos lançar em abril uma nova versão a partir da mesma ideia de marketplace’ revela António Trincão.

Com parceiros como a Nespresso, Cabify, Heineken e eSolidar a empresa tem-se vindo a afirmar como a startup número um no mercado de eventos no panorama digital, e não afasta a hipótese de se mudar Nova Iorque. ‘É a principal cidade em eventos e entretenimento a nível mundial, gerando 25 mil milhões de dólares ao ano’, explica António Trincão.

Para trás ficam os primeiros passos do percurso de empreendedorismo iniciados em Braga. Os fundadores da Youcanevent recomendam aos outros empreendedores ‘leiam muito e escolham os melhores para a equipa’.

‘Não criem estrutura logística ou burocrática, como abertura de empresa, ou serviços telecomunicação, sem terem o primeiro cliente’, avisa António Trincão. ‘Leiam um ou dois livros sobre o universo de empreendedorismo e startups, de preferência americanos, porque neste sector eles são os melhores no mundo com mais do que provas dadas. Recomendo o Traction book ou o Hooked‘. Mas sobretudo, alerta António Trincão, ‘sejam obsessivos desde o início em encontrar elementos com valor para trabalhar com vocês na equipa’. Estes os segredos de quem começa a surfar a crista do sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 − ten =